POLÍTICA | Sessão solene na Câmara homenageou as Bibliotecárias do Ano

As bibliotecárias Kelly Cristina da Silva Marcomini e Estela Maris Ferreira, indicadas pelo SIBI (Sistama Integrado de Bibliotecas), receberam respectivamente os títulos de “Bibliotecária do Ano” e “Bibliotecária Homenageada do Ano” na Câmara Municipal na última sexta-feira (22). A solenidade, presidida pela vereadora Laíde Simões teve como orador oficial o vereador Marquinho Amaral. A mesa principal da sessão teve presenças de Nino Mengatti (secretário municipal de Educação), Cesar Augusto de Paula Maragno (diretor do SIBI) e professor André Luiz Cardinal (diretor do Colégio Anglo). O evento cumpriu o disposto na  Lei Municipal No. 14.194, de 2007, que instituiu o Dia Municipal do Bibliotecário, transcorrido em 12 de março.

Durante a sessão, o vereador Marquinho Amaral saudou as homenageadas observando que “ambas são profissionais altamente representativas do papel exercido pelos bibliotecários,.um setor caracterizado pelo trabalho de pessoas guiadas pela ética, competência e espírito de inovação, sempre abertas a novos aprendizados e novas realizações”.

“Nos dias de hoje o bibliotecário é também conhecido como gestor de informações. É de fato um agente muito ativo no que diz respeito ao acesso à informação e ao saber, um mediador entre a sociedade e o conhecimento”, ressaltou.

Marquinho enfatizou ainda que no país onde a desigualdade social transforma o livro em privilégio, o bibliotecário também reúne o papel de um agente cultural cumprindo uma função pedagógica. “Existem muitas maneiras para se medir o grau de evolução de uma sociedade. Com toda a certeza, uma das maneiras é conhecer a quantidade de bibliotecas  de bibliotecários nela existentes”, declarou.

Kelly Cristina da Silva Marcomini graduou-se em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – e formou-se também em  Licenciatura em Ciências pela  Universidade de São Paulo,campus de São Carlos.

Em 2004 ingressou no quadro da Prefeitura Municipal de São Carlos, trabalhando nas Escolas do Futuro Arthur Natalino Deriggi, Dalila Galli e Angelina Dagnone de Melo.

Desenvolveu atuação na Secretaria Municipal de Educação e atualmente no Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, colaborando na Gestão de Desenvolvimento de Coleções.

Estela Maris Ferreira se formou em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, onde iniciou a vida profissional trabalhando como auxiliar bibliotecária junto ao departamento Nenem (Núcleo de Estudo em Neuropediatria e Motricidade).

No período de 2009 e 2010 foi auxiliar administrativa e atendente junto ao Instituto Cultural Janela Aberta.Bolsista/Pesquisadora do CNPq nos anos de 2011 e 2012, foi  estagiária na  “Biblioteca do Futuro Dalila Galli” até 2013 e nos dois anos seguintes, Bibliotecária Catalogadora junto à empresa “Espaço Conhecimento e Cultura”, projeto UNESP. Desde 2016 Estela Maris é Bibliotecária chefe do Colégio Anglo São Carlos.

[sp_wpcarousel id=”36498″]

Deixe um comentário