GERAL | Com apoio da Prefeitura e do vereador Marquinho Amaral, Cultive-se reúne 300 escoteiros neste fim de semana

Entre 19 e 21 de abril, São Carlos será o ponto de encontro de cerca de 300 jovens do Movimento Escoteiro. A cidade vai sediar o Cultive-se, um acampamento estadual para o Ramo Pioneiro, composto por escoteiros entre 18 e 21 anos. As atividades serão voltadas ao serviço em prol da comunidade e ao desenvolvimento de competências para a vida dos participantes, como trabalho em equipe, liderança, empatia e resolução de problemas.

Com uma equipe de parceiros, os jovens terão oportunidade de adquirir conhecimentos e colocá-los em prática. Eles aprenderão sobre permacultura, agroecologia e Sistema Agroflorestal (SAF). Também vão desenvolver técnicas de aproximação e relacionamento comunitário com apoio da Enactus, organização focada em empreendedorismo social e composta pela comunidade acadêmica da USP de São Carlos.

Depois das capacitações, realizarão intervenções no Assentamento Santa Helena, a fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, proporcionando um impacto positivo na comunidade. A equipe organizadora do evento, também composta por jovens entre 18 e 21 anos, identificou junto aos moradores do Assentamento que a principal demanda local é fortalecer os vínculos sociais. Por isso, além de melhorarem o lugar com as técnicas sustentáveis, os participantes do Cultive-se vão restaurar uma escola, um parquinho e um bosque, e construir uma quadra poliesportiva e um reservatório de água para abastecimento. No final, vão conhecer a Ecovila Tibá e trocar experiências com as cerca de 20 famílias que lá vivem.

Os jovens realizarão várias intervenções no Assentamento Santa Helena e vão trocar experiências na Ecovila Tibá, a fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, proporcionando um impacto positivo nas comunidades”, afirmou.

O Cultive-se é apoiado pelo projeto escoteiro 1000 Hortas – Educação ambiental e alimentação saudável, viabilizado pela Fundação Cargill. As primeiras ações do projeto ocorrerão no evento e se estenderão até o fim de 2020, estimulando que escoteiros e não escoteiros de cidades como São Carlos, Campinas e Sorocaba adotem estilos mais sustentáveis de vida por meio do cultivo de hortas e de uma nova relação com os alimentos e com o meio ambiente.

O apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos e do vereador Marquinho Amaral também contribuíram para a concretização desse grande ação social que será realizada em nossa cidade.

Serviço:

Acampamento Cultive-se
Data: 19, 20 e 21 de abril
Locais:
Restaurante Rural Invernada (local do acampamento)
Rodovia Doutor Paulo Lauro, Km 141, sem número, Zona Rural, São Carlos/SP, CEP 13560-971
Assentamento Santa Helena
Estrada Municipal Guilherme Scatena, próximo à represa do 29 São Carlos/SP
Ecovila Tibá
Rodovia Doutor Paulo Lauro, Km 141.5, s/n – Zona Rural, São Carlos – SP, 13569-535
Mais informações no https://sites.google.com/escoteirossp.org.br/cultivese/p%C3%A1gina-inicial