SÃO CARLOS | O nome dela é Kûara; encerrada votação para a escolha

Encerrada a votação para escolha do nome do filhote de cervo do pantanal

 

A equipe do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” divulgou nesta quinta-feira (6/6), o resultado da eleição realizada, por meio das redes sociais, para a escolha do nome do filhote de cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus) que nasceu em São Carlos.

No total 358 pessoas votaram pela internet. O nome vencedor foi Kûara que recebeu 189 votos (52,8%), Atã ficou em segundo com 143 votos (39,9%) e Suaçuete recebeu 18 votos (5%), além de 4 votos em branco (1,1%) e 4 votos nulos (1,1%).

Kûara (em tupi significa sol) é uma fêmea que nasceu no último mês de março. Ela é 16º filhote da espécie que nasce em cativeiro em 20 anos de trabalho na reprodução de espécies ameaçadas no Parque Ecológico de São Carlos. O cervo do pantanal é uma espécie ameaçada de extinção que vem sofrendo séria redução em seu habitat, especialmente relacionado ao fechamento de usinas hidrelétricas, afetando de maneira importante as populações remanescentes. A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.

“Daqui um ano, antes de atingir a idade reprodutiva, Kûara será encaminhada para outra instituição, mas por enquanto pode ser vista, acompanhada da mãe e do pai, no recinto com lago. A espécie se alimenta de capim, juncos e plantas aquáticas e frequentemente entra na água”, conta Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, pasta responsável pelo Parque.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.