O vereador Marquinho Amaral (MDB) fez uma denúncia na sua página pessoal no Facebook, nesta tarde de quinta-feira, 13. “Chegou ao meu conhecimento que dois pacientes da HEMODIÁLISE da Santa Casa faleceram e a internação de um terceiro na UTI”, escreveu.
Marquinho ressaltou que solicitou a completa apuração dos casos. “Não posso e não vou me omitir até ver a verdade esclarecida publicamente”, contou. “Em contato com a chefe da Vigilância Sanitária, Dra. Fernanda, já solicitei providências e logo mais a equipe do setor e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estará dando início às apurações”, completou.
O parlamentar finalizou dizendo que “não é porque lutamos por mudanças naquele importante local que vamos nos omitir com possíveis erros da nova equipe, caso eles existam. Estou de olho”.
Nota à Imprensa
A Santa Casa abriu sindicância para apurar os fatos que levaram a morte de dois pacientes dialíticos. A Instituição já vem tomando as medidas necessárias para consolidar as informações e trazer esclarecimento às famílias.
De acordo com a ABCDT (Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante) o índice de mortalidade na Nefrologia no Brasil é de 19,9% ao ano, de pacientes crônicos. O índice mensal no País está em 1,6%.
A Santa Casa de São Carlos, que assumiu a Nefrologia dia 5 de maio, registrou no primeiro mês de atendimento 1% de mortalidade dos pacientes crônicos. Abaixo da estatística nacional.
A Santa Casa de São Carlos lamenta as duas mortes ocorridas na Nefrologia e externa os sinceros sentimentos à família.