SÃO CARLOS | Campanhas educativas, engenharia e fiscalização reduzem números de acidentes de trânsito

Os números de acidentes de trânsito diminuíram ao longo dos últimos 3 anos em São Carlos. Dados do COPOM online do primeiro trimestre do ano de 2017, comparados com o mesmo período de 2019, apontam queda de 16% (15,93%). Se comparar os números do ano de 2017 com 2018, a queda é de quase 18% (17.77%) no número de acidentes na cidade (dados abaixo).

“Esse resultado faz parte de uma série de ações que a Secretaria de Transporte e Trânsito vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos: educação, obras e fiscalização. Hoje, investimos pesado, principalmente, na conscientização da população”, disse Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito.

Para marcar o Maio Amarelo, a Prefeitura deu início a Campanha “Um trânsito mais seguro começa com você. Mas depende de todos para ser melhor”. Idealizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito, as ações serão desenvolvidas, ao longo de 2019, com o objetivo de estimular ações mais conscientes no trânsito.

De acordo com o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Entre as principais motivações dos acidentes de trânsito estão relacionadas e podem ser agrupadas em “Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via”. Excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado são algumas delas.

Durante o mês de maio, várias ações foram realizadas para alertar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Um grupo de teatro participou de 5 pedágios educativos, um deles, dentro do transporte coletivo. Também foram realizadas panfletagem no shopping, em inúmeras empresas e ações de conscientização de várias escolas.

Para demonstrar a gravidade de um acidente, um carro parcialmente destruído ficou exposto no terminal rodoviário.  “Procuramos sempre trabalhar na educação para o trânsito, um dos pilares da segurança no trânsito. É preciso conscientizar os motoristas, ciclistas, pedestres e futuros motoristas para hábitos melhores no trânsito. Nosso objetivo é desenvolver ações ao longo de todo o ano para promover a conscientização”, ressalta Paulo Luciano, diretor de Trânsito da SMTT.

Trabalhar com os futuros motoristas é um dos pilares da campanha “Trânsito Mais Seguro”. Para envolver os estudantes, a Secretaria de Transporte e Trânsito criou o Festival Trânsito Mais Seguro. Escolas públicas e privadas podem participar do festival que visa trabalhar o tema da segurança do trânsito de forma lúdica e com a participação efetiva das crianças e adolescentes.

“Podem participar do Festival Trânsito Mais Seguro alunos e professores da rede municipal, estadual e particular, do 4º ano até o 9º ano. A proposta é que eles desenvolvam peças teatrais com a temática do trânsito. A criança e os adolescentes são multiplicadores de reconhecimento toda vez que o pai faz alguma coisa errada no trânsito e de alguma forma, vão passar o conhecimento adquirido sobre as regras de trânsito para os adultos”, contou Ingrid Ienco Cazella, chefe de gabinete da Secretaria de Transporte e Trânsito.

As inscrições para o Festival Trânsito Mais Seguro vão até o próximo dia 28 de junho e o edital está disponível no link http://servicos.saocarlos.sp.gov.br/licitacao/arquivos-resumos/06-04-2019-08:32:13-am-4520-7817–Resumo-.pdf.

Confira os dados de acidentes de trânsito em São Carlos registrados pelo COPOM Online:

  • 2017 (Jan/Dez) – 2.515 acidentes;
  • 2018 (Jan/Dez) – 2.068 acidentes;
  • 2017 (Jan/Fev/Mar) – 571 acidentes;
  • 2019 (Jan/Fev/Mar) – 480 acidentes.