IBATÉ | Reunião do Conseg discute elaboração do Protocolo de Segurança nas Escolas Estaduais e Municipais

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ibaté realizou na última terça-feira, 18, sua reunião mensal. Em pauta, foi dado início à discussão para elaboração do “Protocolo de Segurança nas Escolas Estaduais e Municipais do Município”. A reunião aconteceu na Escola Estadual Orlando da Costa Telles, no bairro Jardim Esfér.

O assunto foi amplamente debatido. Diretores de escolas, forças de segurança, representantes da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, empresa especialista em segurança privada, sociedade civil e membros da diretoria Conseg debateram sobre o tema.

Também foram expostos pelos diretores das escolas, os principais problemas enfrentados, diariamente, onde a Diretoria e o corpo docente têm uma “maratona” incansável para ensinar, educar e lidar com casos de indisciplina.

A presença da Policia Militar nas escolas foi uma colocação unânime, entre os diretores que enfatizaram que a instituição presente ajuda para que não hajam ocorrências de atos indisciplinares, bem como, inibe atitudes que afetam a tranquilidade, dentro e nas imediações das escolas.

Presente a reunião, o delegado de Polícia Civil, Dr. Gilberto de Aquino, membro nato do Conseg, expôs a importância de se trabalhar e debater a segurança nas escolas. Ele pediu atenção de todos para o trabalho no combate ao bullying, pois o mesmo afeta diretamente a criança, provocando mudança de comportamento. Atitudes simples, como manter portões e portas fechadas, também colaboram com a segurança nas escolas.

O sargento Caldeira expôs como a policia pode agir na segurança das escolas, sendo que em Ibaté já vem sendo feito um trabalho, onde a PM faz as rondas escolares durante o dia e à noite.

O coronel Andrade participou da reunião e sugeriu a criação de grupos de trabalho, sendo um grupo técnico e o outro civil social, os quais, separadamente, estariam conversando entre os assuntos pertinentes e, posteriormente, em reunião geral mensal do Conseg, expondo, elaborando e definindo o “Protocolo de Segurança”. “É importante que sejam discutidos separadamente, pois fica definido quais são as necessidades das escolas e trabalhos já desenvolvidos pelas mesmas e define-se como agir”, destacou.

O presidente do Conseg Ibaté, Augusto Neto, enfatizou a importância de todos no envolvimento com este tema importantíssimo, que é a segurança nas escolas e que Ibaté, mais uma vez, sai na frente em relação a prevenção na segurança da sociedade num todo.

Augusto enfatizou que a elaboração do Protocolo de Segurança vem de encontro com a política de Segurança Publica que está sendo executada no município pelo prefeito José Luiz Parella (PSDB) e que tem contribuído com a queda nos índices de violência na cidade.

A próxima reunião será no mês de Julho e ocorrerá na Escola Estadual Edésio Castanho, com data e horário à serem divulgados no início do mês.

[sp_wpcarousel id=”42043″]