EVENTO | Sábado começa o 12º Encontro de Ferromodelismo de São Carlos

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória e da Associação São-carlense de Ferromodelismo (ASCFER), realiza no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de agosto, das 10h às 18h, na plataforma da Estação Ferroviária, o 12º Encontro de Ferromodelismo de São Carlos.

A cada edição, o evento atrai mais visitantes e reúne dezenas de expositores de São Carlos e região, que apresentam suas maquetes e compartilham histórias e conhecimento com os entusiastas do ferremodelismo. O tradicional encontro trará exposição de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e área de alimentação. A entrada é gratuita.

De acordo com Laércio Gonzales, presidente da ASCFER, a maquete principal tem 50 metros. “A maquete principal é da Estação Ferroviária de São Carlos, mas o público também poderá apreciar a tradicional exposição de maquetes representativas com a participação de Santa Rita, Mococa, Taubaté, São José do Rio Preto, Campinas e Poços de Caldas. No total são 27 maquetes. A outra atração são as 14 lojas especializadas em ferromodelismo”, conta Gonzales.

Considerado um dos hobbies mais antigos do mundo, o ferromodelismo surgiu no auge do transporte ferroviário. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta do ano de 1830, por artesãos da Alemanha. No Brasil, onde a ferrovia impulsionou o surgimento de inúmeras cidades, principalmente no interior de São Paulo, o ferromodelismo contribuiu para a manutenção de sua memória, já que o transporte de passageiros não acontece mais, com exceção de passeios turísticos.

Em São Carlos evento faz parte do calendário oficial do município desde 2008 por meio da Lei 14.523/08 de autoria do então vereador Lineu Navarro. Para a realização da edição desse ano o vereador Sérgio Rocha destinou emenda parlamentar no valor de R$ 15 mil.

SERVIÇO:
12º Encontro de Ferromodelismo
Dias: 3 e 4 de agosto (sábado e domingo)
Horário: 10h às 18h
Local: Estação Ferroviária (Praça Antonio Prado, s/nº).
ENTRADA GRATUITA