EDUCAÇÃO | Escola Municipal “Julio B. Mendes” faz homenagem para o Dia Mundial do Rock e Dia dos Avós

As aulas da Rede Municipal de Ensino retornaram na última quarta-feira (24) e a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” começou o 2º semestre com seu Projeto Leitura. 

Para o diretor Alexandre Moraes Gaspar é importante começar o semestre incentivando a Leitura e mostrando que o planejamento é a base para um ensino de qualidade. “Iniciamos o semestre homenageando o Dia Mundial do Rock e o Dia dos Avós. No início do ano planejamos todas nossas ações, o que facilita o trabalho durante todo o ano letivo, por isso iniciamos o 2º semestre com duas lindas apresentações”, comentou Gaspar.

O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente no dia 13 de julho. Esta data é uma homenagem ao estilo musical que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências que são até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”. Já o Dia Mundial dos Avós é celebrado no dia 26 de julho com  objetivo de homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que os avós dão aos netos. 

O evento foi marcado por alegria e emoção e contou com a presença do vice-prefeito Horácio do Carmo Sanches, da Assessora de Educação e Cultura Fátima Donizetti Vaz, da coordenadora Daniela Evangelista Thomazzi e do proprietário da empresa Zeek cursos David Rigolão. Os alunos do 5º B da professora Ana Cláudia Murer de Resende Tinto declamaram poesias e ressaltaram a importância que os avós têm em nossas vidas, enquanto o professor de Música Fernando Henrique Vargas fez uma homenagem para o cantor Renato Russo, contando com a participação de todos os alunos e com a participação especial dos músicos Eduardo Jazedje e Maria Eduarda Thomazzi.

Para o diretor o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. Já com relação ao Dia do Mundial do Rock, salientou a contribuição da música para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. “O papel dos avós vai muito além dos mimos dados aos netos, sendo muitas vezes o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos, por isso dizemos que os avós são pais duas vezes. Com relação a apresentação do professor Fernando, ressaltamos que a música tem um grande poder de interação, e desde cedo adquire grande relevância na vida de uma criança, despertando sensações diversas, sendo um instrumento que tem grande poder de tornar a escola um ambiente mais receptivo e alegre. A disciplina aumenta além da sensibilidade a audição, qualidades como: concentração, coordenação motora, respeito, raciocínio, disciplina, equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do ser humano”, destacou Gaspar. 

O diretor aproveitou para ressaltar que a parceria entre a escola e a família é fundamental para a aprendizagem, por isso reunir a família na escola é uma oportunidade preciosa de aproximação, interação e fortalecimento de vínculos. “Aproveito a oportunidade para convidar a comunidade para prestigiar nossa Festa da Família que será realizada no dia 21 de agosto das 18:30 às 20:30. A escola fica localizada na Rua Totó Pessente, número 100, no centro da cidade de Ibaté. Nesse dia a comunidade terá a oportunidade de participar de diversas oficinas e passar momentos de alegria e diversão em família”, finalizou Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) aproveitou a oportunidade para parabenizar direção, coordenação, professores e funcionários da escola Julio Mendes. “Além de oferecer um ensino de qualidade a escola é um ambiente agradável e acolhedor. Todos estão de parabéns pela forma que tratam nossas crianças! Ressalto que no mês de agosto todas as Unidades de Ensino irão realizar a Festa da Família. Convido todos para prestigiarem o excelente trabalho que é realizado em nossa Rede de Ensino”,  finalizou o chefe do executivo.