SÃO CARLOS | ACISC e Prefeitura iniciam obras de revitalização do calçadão

Iniciado na tarde de segunda-feira (16), o projeto deve ser concluído até o final de novembro.

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) e a Prefeitura Municipal iniciaram a revitalização do calçadão da Rua General Osório na tarde de segunda-feira (16). As obras devem ser concluídas até o final de novembro, antes da abertura do comércio para o Natal.

A primeira etapa começou no calçadão da Rua Nove de Julho, com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e devem ser feitas três semanas. Após o término, as equipes seguem para o calçadão da Av. São Carlos para realizarem os mesmos processos.

A ACISC e os comerciantes investiram em um novo planejamento mobiliário para o local, com novos bancos, iluminação de LED, floreiras, bicicletários e porta-lixos.

“São equipamentos que acredito que vão valorizar muito o local e atrair muita gente para cá. Essa área via ficar muito bonita e muito atrativa, totalmente policiada e com monitoramento, aumentando a segurança para o consumidor. Somando tudo isso, quem mais ganha é a população”, disse o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

Passagem de veículos

Um dos pontos questionados pelos moradores é o trânsito de veículos no trecho que será aberto. Segundo Domingues, o local deve ser aberto após o Natal, que é a época em que o comércio é mais movimentado, para trazer mais comodidade para os consumidores.

“Em datas festivas como o Natal e Dia das Mães não vamos permitir a passagem de veículos para que o consumidor fique confortável para fazer suas compras. Porém, após essas datas, acredito que seja perfeitamente viável iniciar um estudo para deixar os veículos transitarem para que oxigene essa parte superior da Rua General Osório”, explicou.

A ideia é que os próprios comerciantes também modernizem seus estabelecimentos para algo atrativo aos consumidores, e assim, ‘reviver o ponto histórico do comércio de São Carlos’.

“Com o tráfego, nós vamos começar a mostrar que os lojistas precisam investir nas suas fachadas e torná-las mais bonitas, mais atraentes e mais iluminadas para os consumidores, as lojas precisam vir com a contrapartida de melhorarem seus estabelecimentos”, disse o presidente da ACISC.

Próximos passos

Após o término das obras, o objetivo é que a revitalização da área central também siga na Rua General Osório até a Rua Visconde de Inhaúma, modificando o trecho que sempre foi referência em comércio no município.

“É uma reinvindicação nossa e de todos os comerciantes, queremos que sigam com esse projeto, que leve ‘vida’, traga uma nova iluminação e mais oportunidades para investimento nessa área. Assim como batalhamos para fazer a revitalização acontecer, também lutaremos para isso acontecer”, concluiu José Fernando Domingues.