REGIÃO | Secretaria da Habitação e Caixa entregam 75 casa em Trabiju

A Secretaria de Estado da Habitação e Caixa Econômica Federal entregaram 75 casas do Conjunto Habitacional Aldamir Simões na cidade de Trabiju, região Central do Estado, nesta sexta-feira, 5 de junho. Para evitar aglomerações, a assinatura dos contratos e a entrega das chaves se deu de forma administrativa no Clube Municipal, Rua José Letízio, s/nº, Centro

Foram adotadas diversas medidas sanitárias necessárias para impedir a disseminação da Covid-19, como atendimento escalonado com hora marcada a partir das 9 horas, assinatura de contratos em mesas separadas e entrega das chaves para apenas dois representantes de cada família contemplada. Além do distanciamento social de no mínimo dois metros, álcool em gel, máscaras e canetas de uso único foram disponibilizados no local.

O empreendimento foi viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que repassou o terreno doado pela prefeitura à Caixa Econômica Federal e fez o sorteio das unidades, em maio de 2019. A Secretaria de Estado da Habitação aportou, por meio da agência Casa Paulista, R﹩ 2,4 milhões nas moradias. O banco federal aplicou R﹩ 5 milhões e foi responsável pela licitação e acompanhamento das obras. O investimento total na obra foi de R﹩ 7,4 milhões.

O casal Carlos Eduardo da Silva, 23, e Aline Gonçalves Caffacio, 28, recebou as chaves e já pretendem se mudar neste sábado mesmo para a casa nova. Atualmente, eles pagam R﹩ 450 de aluguel, quase o dobro do valor da maior prestação do empreendimento. “Temos três filhos para criar e eu trabalho como auxiliar de produção, então são muitos gastos para pouca renda mensal. É um alívio pagar bem menos por uma coisa que sabemos que será nossa. O aluguel é um dinheiro que vai embora, então é uma alegria se livrar deste encargo e pagar uma pequena prestação para um bem tão grande”, falou Carlos.

As moradias são destinadas às famílias com renda mensal até R﹩ 1.800. Elas têm até 120 meses para quitar o imóvel, sendo que as prestações variam entre R﹩ 80,00 e R﹩ 270,00 por mês.

Com 48,81 m² de área construída, as casas têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU com área de lazer, pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas e sistema de geração de energia solar.

Investimentos na cidade e na região – Na cidade de Trabiju, a CDHU já entregou 177 moradias, incluindo as 75 unidades habitacionais desta quinta-feira. Na região administrativa Central, foram entregues 20.477 moradias de interesse social. Outras 349 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R﹩ 22,2 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.