CORONAVÍRUS | Araraquara registrou mais 81 casos confirmados neste domingo

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 2 de agosto, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê está concluindo o texto do decreto municipal que estabelece as novas regras e protocolos sanitários a serem adotados pelos estabelecimentos comerciais na fase amarela do Plano São Paulo. O documento está sendo construído após reuniões de autoridades sanitárias e os setores econômicos e será publicado nos Atos Oficiais nos próximos dias.

O Governo do Estado de São Paulo manteve o DRS de Araraquara na fase amarela, na nona atualização de fases do Plano São Paulo, divulgada na última sexta-feira, dia 31.

O Plano vem ditando o ritmo da retomada econômica nos municípios paulistas, a partir da divisão das DRS e sub-regiões em fases – vermelha, laranja, amarela, verde e azul – e a análise de indicadores que mostram a evolução da doença e a capacidade hospitalar das regiões.

A manutenção na fase amarela se deu com base no desempenho do DRS de Araraquara nos indicadores que avaliam a capacidade hospitalar dos 24 municípios que o compõem.

De acordo com estes indicadores, o DRS tem 46,5% de taxa de ocupação de leitos de UTI/Covid e 10,7 leitos por Covid por 100 mil habitantes. No quesito evolução da epidemia, a variação do número de casos está em 1,71, a variação no número de internações é 1,18 e a variação no número de óbitos é 1,55.

Equipamento de testagem

A partir desse último sábado, 01 de agosto, o polo de atendimento e triagem para Coronavírus, instalado na UPA da Vila Xavier, conta com mais um equipamento para diagnóstico de casos de Covid-19. O equipamento de imunofluorescência aponta se o paciente apresenta uma proteína criada pelo vírus, mostrando o resultado em até duas horas. O aparelho está sendo utilizado para pacientes acima de 50 anos, agilizando ainda mais as internações.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou o resultado de 271 amostras de exames, sendo confirmados mais 81 casos de Coronavírus neste domingo. Portanto, agora, são 1.999 casos confirmados da doença na cidade. Do total de confirmados, 281 permanecem em quarentena e 1.699 já saíram. Aguardam resultado de exames 233 amostras.

Hoje, 58 pacientes estão internados. Destes, 42 estão em enfermaria – 12 suspeitos e 30 casos confirmados. E 16 pacientes estão internados em UTI – 4 suspeitos e 12 confirmados. Do total de 58 internados, 45 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 49% e de leitos de UTI é de 28%.

Foram notificados, até o momento, 19 óbitos decorrentes de Coronavírus e 1 óbito suspeito, que aguarda o resultado do exame.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura – Instagram e Facebook.