SAÚDE | Campanha Outubro Rosa em Ibaté oferece exames preventivos 

Mulheres podem realizar papanicolau e mamografia em campanha realizada pela Prefeitura 

 

Dentro do movimento Outubro Rosa, a Prefeitura de Ibaté por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando uma campanha de exames preventivos para a saúde da mulher. 

Todas as sextas-feiras de outubro, das 12h às 15h30, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Programa Saúde da Família (PSF) e o Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), mais conhecido como Casa Rosa em Ibaté, estão realizando coleta para papanicolau e avaliação para encaminhamento de  mamografia.  

A Secretária-adjunta da Saúde de Ibaté, Elaine Sartorelli Breanza, explicou que a campanha quer facilitar o acesso da mulher a esses exames, estimulando que sejam realizados como prevenção. “O papanicolau e a mamografia são os exames de rotina mais importantes para prevenção do câncer de colo de útero e de mama, mas muitas vezes a mulher não tem acesso. Mais que conscientizar sobre a prevenção, a Prefeitura de Ibaté está aproveitando o movimento Outubro Rosa para oferecer esses exames em demanda livre, ou seja, o mulher não precisa marcar, bastar chegar em uma unidade de saúde e ser atendida. A coleta e a avaliação para os exames são feitas pela própria enfermeira de cada unidade”. 

A coleta para papanicolau e a avaliação para encaminhamento da mamografia podem ser feitos às sextas-feiras até o fim de outubro, das 12h às 15h30. A mamografia de rastreamento, exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos.