COVID | Araraquara registrou neste domingo, dia 18 de outubro, mais 29 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 18 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê informa que o contrato com a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para uso do seu espaço no enfrentamento à Covid-19 se encerra no próximo dia 31 de outubro. Até lá, a Prefeitura vai fazer todo o processo de retirada de estruturas para a devolução do imóvel da forma como foi cedido.

Vale destacar que o Polo de Atendimento ao Coronavírus para triagem de casos suspeitos continua sendo na UPA da Vila Xavier, que também conta com leitos de UTI e enfermaria.

Além disso, o Hospital da Solidariedade, até pela estrutura organizada pelo município, com 20 leitos de UTI e 31 de enfermaria, tem condições de absorver as internações de pacientes confirmados com Covid-19.  E a Prefeitura informa ainda que se inicia nas próximas semanas o funcionamento do PS do Melhado, unidade que também oferecerá leitos de enfermaria para abrigar os pacientes suspeitos de Covid-19, até mesmo os positivados.

O município se mantém organizado para continuar na batalha contra a Covid-19.

O Comitê agradece à Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em nome da população de Araraquara, já que o templo, que integrou todo o complexo de atendimento de pacientes com sintomas de Coronavírus desde março deste ano, colaborou muito no acolhimento de suspeitos e positivados e ajudou nossa cidade a salvar vidas.

E o Comitê aproveita ainda a data de hoje, 18 de outubro, Dia do Médico, para novamente agradecer o empenho e a dedicação deste profissional que, mais do que nunca, tem provado seu valor, dia após dia.

Tem sido um ano bastante delicado na saúde mundial por conta da pandemia da Covid-19. De repente, os profissionais médicos se viram na linha de frente, enfrentando um vírus desconhecido e perigoso, tendo inclusive que se afastar de suas famílias para protegê-las.

Mas, mesmo diante de tantas dificuldades, eles seguem incansáveis, mostrando competência, muita coragem e também amor ao próximo. Muitos médicos já ficaram doentes e alguns perderam a vida.

Por tudo isso, este dia 18 de outubro tem um significado especial. E a maior demonstração de reconhecimento que podemos dar hoje a estes profissionais é reforçar os cuidados com a nossa saúde e com a saúde as pessoas que nos cercam.

Ficar alerta às medidas de prevenção e colaborar com a contenção da transmissão do vírus é um sinal de respeito. Todos nós temos a obrigação de participar dessa batalha. A todos os médicos, parabéns pelo seu dia e muito obrigado.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, dia 18 de outubro, mais 29 casos de Coronavírus, o equivalente a 19% de 154 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.180 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 218 permanecem em quarentena e 4.901 já saíram. Aguardam resultado de exames 112 amostras.

Hoje, 37 pacientes estão internados. Destes, 28 estão em enfermaria – 07 suspeitos e 21 confirmados. E 9 estão na UTI – 5 suspeitos e 4 confirmados.  Do total de 37 internados, 31 são moradores de Araraquara e 6 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 28% de leitos de enfermaria e 16% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 30% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 80% na enfermaria e de 100% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 18 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 61 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 93 anos, com comorbidades, que estava internado na Santa Casa de Araraquara.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.