IBATÉ | Prefeitura participa de videoconferência com o Estado sobre volta às aulas

Aulas presenciais devem ser retomadas em todos os municípios paulistas e Ibaté deverá seguir o calendário e o protocolo do Governo do Estado

 

Representantes da Prefeitura de Ibaté participaram na manhã desta quarta-feira (13/01) de uma videoconferência sobre “Volta às aulas 2021”, com o Governo do Estado João Doria, com o vice-governador Rodrigo Garcia, com o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva e com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.

Por Ibaté, participaram da reunião virtual a vice-prefeita Ivani Almeida da Silva, o  Secretário de Assuntos Jurídicos, Alessandro Magno de Melo Rosa e a Secretária Municipal Adjunta de Educação e Cultura de Ibaté, Andréa Samora Soares Falvo.

Entre os assuntos, o Governo do Estado definiu que as aulas presenciais para o ano letivo de 2021 deverão ser retomadas em fevereiro, para todas as fases do Plano São Paulo. O retorno ocorrerá de forma regionalizada, de acordo com os Departamentos Regionais da Saúde, e obedecerá aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus. 

Nas fases vermelha ou laranja, as escolas da educação básica, que atendem alunos da educação infantil ao ensino médio, poderão receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Se a área estiver na fase amarela, as unidades escolares poderão receber até 70% dos estudantes. E, na fase verde, podem receber até 100% dos alunos.

O objetivo é que as aulas sejam retomadas em todos os municípios paulistas e Ibaté deverá seguir o calendário e o protocolo do Governo do Estado, no qual todos os alunos devem voltar as atividades presenciais nas escolas, exceto aqueles que integram o grupo de risco, que deverão continuar com as atividades remotas. 

O cumprimento dos protocolos sanitários pelas escolas em todas as fases do Plano São Paulo será obrigatório, destacando o uso constante de máscaras por todos, de protetores faciais para os profissionais da educação, a higienização frequente das mãos, a preservação de distanciamento social, a ventilação adequada das salas de aula, a organização da entrada e da saída, a aferição de temperatura na entrada, a realização de intervalos e recreios escalonados e a limpeza frequente dos ambientes são condições essenciais para o retorno seguro. 

A Secretária Municipal Adjunta de Educação e Cultura de Ibaté, Andréa Samora Soares Falvo, lembrou que o município já vem se preparando para a retomada das atividades presenciais. “Estamos fazendo a contratação emergencial de 40 professores para o município, muitas dessas vagas são para substituição de professores efetivos que não poderão atuar na retomada presencial das aulas. Também, desde novembro de 2020, quando o Governo Estadual permitiu o início do processo gradual de retomada das atividades presenciais, Ibaté voltou a  fornecer a merenda nas unidades escolares, iniciando seu processo de retomada. Hoje, tanto as equipes quanto os alunos já conhecem as novas regras e procedimentos sanitários e estão se adaptando ao nosso novo normal, se preparando para quando as aulas presenciais puderem acontecer”.

As inscrições para as vagas de professores estão sendo feitas de forma presencial, com o uso obrigatório de máscara, até a próxima sexta-feira (15), na Secretaria de Educação e Cultura de Ibaté, localizada na Avenida São João, nº 680.