IBATÉ | Forças de Segurança e Fiscalização evitam aglomerações no final de semana

Com o objetivo de evitar festas clandestinas e aglomerações desnecessárias, especialmente em um momento muito complicado que a região central se encontra por conta do aumento dos números de novos casos de Coronavírus, as Forças de Segurança e a Fiscalização Municipal de Ibaté continuam realizando operações em vários pontos da cidade.

Intitulada de “Operação Paz e Proteção”, os locais que costumeiramente eram alvos de denúncias e reclamações por parte da população, estão sendo vistoriados todos os finais de semana.

Vitor Reis, comandante da GCM, conta que na sexta-feira, 19, as equipes realizaram uma fiscalização intensa em bares e estabelecimentos noturnos que estão descumprindo as regras do Plano São Paulo. “Toda a nossa região está na fase vermelha, ou seja, atividades não essenciais não podem realizar atendimentos presenciais e, muito menos, permitir a aglomeração de pessoas”, afirma.

Ele ressalta que os locais em descumprimento estão sendo orientados e, caso haja reincidência, autuações e multas estão sendo lavradas e até a cassação do alvará de funcionamento, como foi o caso de um bar no bairro Jardim Cruzado. “O estabelecimento que tiver o alvará cassado, mesmo após a pandemia, não poderá mais funcionar”, lembra.

No sábado e domingo, as forças de segurança e a Fiscalização voltaram às ruas. Aglomerações na Praça São Benedito e Distrito Industrial estão sendo evitadas por conta dessas operações.

De acordo com o tenente Regazzoni, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Ibaté, essas operações policiais deverão ser realizadas por tempo indeterminado para garantir a segurança e a tranquilidade pública da população de Ibaté, bem como, fazer valer o Plano São Paulo que proíbe aglomerações em locais públicos. “Não será permitido nenhuma aglomeração em locais públicos”, afirmou o oficial.

As denúncias podem ser realizadas nos fones 190 da Polícia Militar ou no 153 da Guarda Municipal.

Fim de Jogo

Equipes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar de Ibaté realizaram diligências na manhã e tarde deste domingo, 21, em um campo de futebol no bairro Jardim Cruzado, onde populares denunciaram a realização de jogos e campeonatos.

Vitor Reis lembra que a prática esportiva em grupo está proibida pelo Plano São Paulo, do Governo Estadual, durante o período de pandemia.

Logo pela manhã, com a chegada das viaturas pelo local, todas as pessoas que estavam em campo, prontas para jogar, foram dispersas. No período da tarde, as equipes voltaram ao campo e constataram que os times, novamente, estavam uniformizados para dar o pontapé inicial. Novamente, todos foram dispersos e a partida foi cancelada.

“É importante que a população colabore com as forças de segurança e com a saúde pública. A nossa região está passando pela pior fase da pandemia. Não podemos descuidar e achar que Ibaté é diferente de todas as cidades da nossa região central”, alerta o comandante da Guarda.

Até a manhã desta segunda-feira, 86,9% dos leitos de UTI e 64,5% de enfermaria para Covid-19, estavam ocupados na região. “Se cada um fizer a sua parte, com certeza, a gente vai vencer essa pandemia”, finaliza Vitor Reis.