O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Prefeitura Municipal está publicando hoje novos decretos que planejam a retomada lenta, gradual e responsável das atividades econômicas do município. Nas últimas semanas, o agravamento da pandemia na cidade exigiu medidas mais restritivas de isolamento social para contenção da transmissão da Covid-19 e da nova cepa do coronavírus.
Com base nas análises de especialistas e autoridades da área da saúde, o Comitê de Contingência do Coronavírus do Município de Araraquara decidiu estabelecer essa retomada em fases, para que o isolamento social mais rigoroso dos últimos dias possa gerar resultados positivos.
A abertura será gradativa, a partir desta sexta (27), estritamente com o comércio de alimentos por drive-thru em supermercados, mercados, mercearias, açougues, padarias e hortifrútis
A partir daí, os decretos estabelecem fases e regras que valerão a partir deste sábado e depois nos dias 3, 10 e 17 de março.
O Comitê de Contingência do Coronavírus reforça que o cumprimento dessas fases vai depender da situação epidemiológica do município, observados sempre a curva de contaminação da doença e o índice de ocupação de leitos para Covid-19.
Os decretos municipais podem ser acessados no site da Prefeitura. (www.araraquara.sp.gov.br)
Situação epidemiológica
Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, mais 176 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 44% de 396 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 18 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 194 novos casos. Portanto, agora são 14.172 casos em Araraquara.
Do total de confirmados, 1.340 permanecem em quarentena e 12.635 já saíram. Aguardam resultado de exames 418 amostras.
Hoje, 247 pacientes estão internados. Destes, 175 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 168 confirmados. E 72 casos confirmados estão na UTI. Do total de 247 internados, 209 são moradores de Araraquara e 38 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 99% de leitos de enfermaria e 100% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 20 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 29 pacientes e o Hospital de Campanha tem 41 pacientes.
Foram notificados, até o momento, 197 óbitos decorrentes de Coronavírus.
Os óbitos mais recentes são:
- Homem de 46 anos, com comorbidades, internado em hospital público desde o dia 16 de fevereiro.
- Homem de 77 anos, com comorbidades, internado em hospital público desde o dia 14 de fevereiro.
- Mulher de 53 anos, com comorbidades, internada em unidade pública desde o dia 25 de fevereiro.
- Mulher de 57 anos, com comorbidades, internada em hospital privado desde o dia 23 de fevereiro.
- Homem de 50 anos, com comorbidades, internada em hospital privado desde o dia 17 de fevereiro.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.