PANDEMIA | Araraquara registrou 199 casos positivos nesta quarta-feira

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 199 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 20,04% de 993 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20.69% de 947 amostras, sendo, destas, 196 positivados.

Araraquara soma 23.869 casos confirmados de Covid-19.

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus emite, pelo segundo dia consecutivo, sinal de alerta máximo. Considerando que a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) ultrapassou 20% na data de hoje, o município alcançou o índice que estabelece o fechamento das atividades econômicas e sociais.

O Comitê está analisando a situação para deliberar sobre as ações necessárias de enfrentamento da doença. Chama a atenção ainda, mais uma vez seguida, a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos, também superior a 20%.

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos e sociais de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar 30% dos indivíduos sintomáticos ou 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas e sociais será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

Portanto, a situação é grave e o estado de alerta máximo significa que a população não pode relaxar agora. É fundamental manter as medidas as sanitárias, evitando aglomeração, usando máscara corretamente em espaços públicos e respeitando a restrição noturna de circulação.

A força-tarefa da Prefeitura está nas ruas fiscalizando e cobrando o cumprimento das regras e normas previstas no decreto municipal, mas somente com a participação de todos neste enfrentamento será possível evitar o descontrole da pandemia.

Ainda nesta quarta-feira, do total de confirmados, 947 permanecem em quarentena e 22.443 já saíram. Aguardam resultado de exames 758 amostras.

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 15 de junho, 46 testes, em 5 estabelecimentos, com 3 positivados nos setores de serviços e comércio, sendo um estabelecimento do comércio interditado por 2 dias, em cumprimento ao decreto municipal em vigor.

Hoje, 212 pacientes estão internados. Destes, 115 confirmados estão em enfermaria e 97 confirmados estão na UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 71% de leitos de enfermaria e 86% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 13 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 47 pacientes, o Hospital São Francisco tem 39 pacientes, o Hospital de Campanha tem 53 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 43 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 17 pacientes.

Do total de 212 internados, 116 são moradores de Araraquara e 96 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 47 estão em enfermaria e 49 estão em UTI.

Os 96 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (9), Angélica – Mato Grosso do Sul (1), Barra Bonita (3), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (5), Borborema (2), Capivari (2), Costa Rica – Mato Grosso do Sul (1), Curupá (1), Descalvado (1), Dourado (1), Franca (1), Gavião Peixoto (10), Guaraci (1), Guariba (1), Ibaté (5), Ibitinga (2), Itápolis (6), Itaporanga (1), Limeira (1), Matão (2), Morro Agudo (1), Motuca (1), Piracicaba (4), Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (16), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Taquaritinga (1) e Vargem Grande do Sul (1).

Araraquara registrou, até o momento, 479 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.