PANDEMIA | Araraquara confirma mais 02 mortes e 74 casos por Covid-19

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 74 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 8,16% de 906 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 20,4%, sendo 70 positivados de 343 amostras.

Araraquara soma, portanto, um total de 28.464 casos confirmados de Covid-19.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 563 testes no dia 3 de agosto, com 4 positivados.

Do total de confirmados, 293 permanecem em quarentena e 27.609 já saíram. Aguardam resultado de exames 209 amostras.

Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi criada uma plataforma para consulta: basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 93 pacientes estão internados. Destes, 49 estão em enfermaria, sendo 48 confirmados e 1 suspeito, e 44 estão em UTI, sendo 41 confirmados e 3 suspeitos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 51% de leitos de enfermaria e 51% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 16 pacientes, o Hospital São Francisco tem 13 pacientes, o Hospital de Campanha tem 24 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 23 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 5 pacientes.

Do total de 93 internados, 52 são moradores de Araraquara e 41 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 20 estão em enfermaria e 21 estão em UTI.

Os 41 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (3), Barra Bonita (1), Boa Esperança do Sul (4), Descalvado (1), Fernandópolis (1), Ibaté (3), Leme (2), Matão (1), Pirassununga (1), Porto Ferreira (2), Reginópolis (1), Rincão (8), Santa Eudóxia (1), Santa Lúcia (1) e São Carlos (11).

Araraquara registrou, até o momento, 562 óbitos decorrentes de Covid-19. Os dois óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

Mulher de 39 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública desde 1 de agosto.

Mulher de 44 anos, sem comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública desde 18 de julho.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.