SÃO CARLOS | Prefeitura abre 20 vagas para curso de qualificação profissional com Bolsa-Auxílio

As inscrições já estão abertas no site do programa Via Rápida

 

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, disponibiliza 20 vagas para o curso de fotografia. O curso é de curta duração e totalmente gratuito.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br até a próxima sexta-feira, dia 3 de setembro. Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

Para o secretário Nino Mengatti, a formação e qualificação profissional é muito importante aos que buscam inserção no mercado de trabalho. “A Secretaria busca formas de parceria para que seja oferecido a todos, além de formação de qualidade, meios que auxiliem à população na busca de novas oportunidades de emprego e, nesse momento de crise sanitária, a formação atrelada a bolsa- auxílio intensifica o objetivo de atender às necessidades de cada interessado”, afirma o secretário de Trabalho, Emprego e Renda.

O diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude, Antônio Ribeiro, acrescentou que para final desse mês e para outubro, o município deverá oferecer novos cursos do Via Rápida. “Já estamos em entendimento com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, para podermos oferecer novos programas de qualificação”.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. A carga horária é de 190 horas e para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas que começam no próximo dia 13 de setembro e que serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, de forma presencial na unidade do Senac São Carlos, localizada na rua Episcopal, nº 700, no centro.

Bolsa-auxílio

Os estudantes matriculados nos cursos de qualificação do programa Via Rápida recebem, desde março, uma bolsa única de R$ 210,00 para ajuda em suas despesas durante a realização da capacitação. O auxílio é disponibilizado aos alunos que cumprem os requisitos após 10 dias de aula. O pagamento é feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas. O recurso vale também para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo e fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível. Até o final de 2021, serão ofertadas 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio no Estado de São Paulo.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no Departamento de Qualificação Profissional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos, localizado na avenida São Carlos, 1.839, no centro ou também pelo e-mail [email protected] ou telefone 3374-1064. O horário de atendimento é das 8h às 17h.