IBATÉ | Saúde convoca faltosos de 2ª dose para concluir vacinação contra Covid-19 

Dados divulgados pelo site Vacivida nesta segunda-feira, 13 de setembro, mostram que 1.513 pessoas não retornaram às Unidades Básicas de Saúde  (UBS’s), para receber o reforço da vacina contra a Covid-19 na cidade de  Ibaté. 

A secretária municipal de saúde Elaine Sartorelli Breanza, conta que a  maioria dos faltosos, ou seja, 788 pessoas, pertencem ao grupo de 20 a 29  anos. “Metade desses faltosos são pessoas de 20 a 29 anos que estão com  sua segunda dose atrasada e já deveriam estar imunizados, porém, não  compareceram”, contou. 

Elaine reforça que a imunização só pode ser considerada efetiva após a  aplicação da segunda dose. “Quando a gente fala da primeira e da segunda  dose, e da necessidade de tomar essa segunda dose, todos aqueles que não  foram à uma das UBSs tomar a segunda dose, não estão completamente  imunizados. Precisamos que essas pessoas venham se imunizar com  urgência”, explicou. 

Ela lembra que aqueles que tomaram a CoronaVac, o intervalo da primeira  para a segunda dose é de até 28 dias, diferente da Astrazeneca e Pfizer que  são 12 semanas. 

“O próprio Ministério da Saúde orienta a população a tomar a segunda dose  da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra depois do prazo  recomendado pelos laboratórios”, afirma Elaine enfatizando que a cidade  não registrou falta de doses de nenhuma das vacinas disponíveis. “Em  algumas cidades está faltando a Astrazeneca, aqui em Ibaté temos as  segundas doses de todas as vacinas disponíveis”, contou. 

Para receber a segunda dose da vacina não há necessidade de agendamento,  basta levar a carteira de vacinação, CPF e documento com foto. A  imunização continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde  (UBSs) Jardim Cruzado, Jardim Icaraí e Popular, de segunda a sexta-feira,  das 9h às 15h. Também estão sendo realizados plantões aos sábados e  feriados.  

Elaine faz um apelo para que as pessoas faltosas compareçam na unidade e  tomem a segunda dose. “As UBS’s estão abertas e nossos profissionais, que  tem se dedicado e trabalhado com muito amor e afinco para concretizar a  imunização da nossa população contra a Covid-19, preparados para 

recepcionar a todos. Aqueles que trabalham durante a semana, podem ir aos  sábados e feriados, portanto, não tem desculpas, pois há disponibilidade de  horários pra todos”, finalizou.