IBATÉ | Selecionados ao Bolsa-Trabalho iniciam trabalho na próxima semana

Após a adesão ao Programa Bolsa do Povo, a Prefeitura de Ibaté, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, convocou todos os selecionados ao Programa Bolsa-Trabalho, conforme publicação em Diário Oficial do Estado.

O Programa oferece apoio à empregabilidade dos beneficiários, servindo como um incentivo e porta de entrada ao mercado de trabalho.

As coordenadoras do Bolsa-Trabalho, Adriana Adegas Martinelli e Amanda Affonso Vieira, contam que os selecionados receberam um e-mail de convocação com as informações. “Contudo, o município também fez a busca ativa desses cidadãos, os quais foram orientados a comparecer na Secretaria de Promoção e Bem-Estar Social, entre os dias 14 e 16 de setembro, para apresentação e verificação municipal dos documentos e assinatura do Termo de Adesão”, contam.

A iniciativa prevê bolsa-auxílio de R$ 535,00 aos participantes, que irão desempenhar atividades de zeladoria ou de administração em equipamentos públicos. Com carga horária de quatro horas diárias, durante cinco dias da semana, a permanência máxima no Bolsa Trabalho é de cinco meses. O início das atividades está previsto para a próxima segunda-feira (20).

As coordenadoras contam que no dia 17 de setembro aconteceu a integração, no Centro de Convivência da Melhor Idade. “O cidadão convocado que não se apresentou no local indicado para assinatura do Termo de Adesão e conferência da documentação, não foi ativado no Programa”, contou.

Ainda durante a integração, foi realizada a verificação dos documentos, coleta de assinatura para o Termo de Adesão, para posteriormente designar os locais de trabalho e executar as atividades em órgãos públicos do município. “Orientamos todos os que compareceram e explicamos que haverá a realização do curso de qualificação virtual, que será ministrado pela Universidade Virtual do Estado (Univesp), com duração de 80 horas a ser escolhido pelo cidadão no ato da inscrição”, explicaram.

Sobre o Bolsa Trabalho

Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o programa Bolsa do Povo denominado Bolsa Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de SP.

O Estado ressaltou que o Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras. Em 2021, em todo o Estado, o programa impactará cerca de 120 mil pessoas, sendo 30 mil bolsas para famílias com aproximadamente quatro membros.