SÃO CARLOS | Campanha de Multivacinação continua até 29 de outubro

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (18/10) um balanço da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos 11 meses e 29 dias. Esse ano, a campanha começou em 1º de outubro e ocorre até o próximo dia 29.

De acordo como Departamento de Vigilância, 566 crianças menores de 1 ano foram imunizadas contra Poliomielite. Outras 405 crianças, de 1 a 4 anos, também foram levadas até as unidades de saúde. De 5 a 14 anos somente 588 crianças e adolescentes compareceram. No total, 2.008 crianças e adolescentes, atualizaram as doses até o último sábado (16/10).

Ano passado 4.933 crianças foram imunizadas contra a Poliomielite. Já para a multivacinação compareceram 1.251 crianças menor de 1 ano. Na faixa etária dos 5 aos 14 anos, 2.296 crianças e adolescentes compareceram nas unidades de saúde e tiveram as cadernetas de vacinação atualizadas.

Fazem parte da Multivacinação as seguintes imunobiológicos: BCG, Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (Difteria E Tétano), Tetraviral (Sarampo, Caxumba, Rubéola E Varicela), Meningocócica C e HPV. Contra a Poliomielite serão aplicadas a Vacina Oral Poliomielite (VOP), e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Em São Carlos todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família realizam a multivacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.