IBATÉ | Prefeitura realiza dedetização contra pragas em bueiros e na rede de esgoto 

Pela segunda vez no ano, a Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria  Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando um importante  trabalho de dedetização da rede de esgoto e bueiros para o controle de  pragas, em todos os bairros da cidade. 

Esse trabalho –indicado para ser executado de seis em seis meses – está sendo realizado por empresa contratada através de processo licitatório e contempla todos os bairros da cidade, consistindo na aplicação de inseticida  em pontos de visita (Pvs) e nos bueiros.  

“A gente faz a abertura do bueiro, dosa a quantidade de veneno aplicado  em cada ponto e aplica a nebulização nos encanamentos da rede”, explica  um dos funcionários da empresa. 

O método utilizado tem efeito imediato sobre baratas, escorpiões, aranhas,  ratos e outros insetos, ajudando também no combate ao mosquito da  dengue. 

A empresa contratada para executar o serviço tem todas as licenças  exigidas para realizar os procedimentos, além de profissionais altamente  treinados e devidamente equipados. 

O produto utilizado não é ofensivo aos seres humanos, e segue todas as  recomendações do fabricante, do Ministério da Saúde e da Vigilância  Sanitária. 

A Prefeitura pede aos proprietários de lotes e terrenos na cidade para que  façam regularmente a limpeza desses espaços afim de colaborarem com a  eliminação de pragas, e ressalta que a Fiscalização Municipal segue  notificando e autuando aqueles que não mantem suas áreas limpas. 

Dica e prevenção 

Um fator agravante, muito comum nas residências, é a presença de caixas  de gordura, ambiente favorável para a proliferação de baratas e escorpiões.  

Importante que os moradores mantenham ralos fechados, caixas de gordura  vedadas, pias e tanques tampados, bem como, fechem quaisquer outras  aberturas para a rede de esgoto. Tais orientações devem ser seguidas  sempre para diminuir as chances de insetos e escorpiões saírem pelos ralos.

A prefeitura tem realizado um trabalho permanente de limpeza da cidade.  Os agentes de combate à vetores prosseguem com as visitas domésticas para orientar os munícipes quanto a prevenção contra a dengue e a  proliferação de pragas.