IBATÉ | Profissionais da Educação recebem capacitação em Primeiros Socorros

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Ibaté participam nesta segunda (25) e terça-feira (26), de uma Capacitação em Primeiros Socorros promovida pela Brigada do Corpo de Bombeiros de São Carlos, sob o comando do Capitão Rangel Moreira Gregório.

Professores de Educação Básica I e II (PEB-I e PEB-II), inspetores, maternalistas, berçaristas, diretores e coordenadores participam do curso que atende a “Lei Lucas” e está sendo ministrado pelo educador Cabo PM Abimael Ramos, nas dependências do Centro Comunitário “João Baptista Lopes”, divididos em dois períodos (manhã e tarde).

A importância dos profissionais da rede municipal de ensino se capacitarem por meio de um treinamento qualificado e com profissionais reconhecidos pelo trabalho, foi ressaltada pelo por Abimael. “Essas práticas salvam vidas e devem ser feitas seguindo uma orientação correta e sempre com segurança, tanto da pessoa que sofreu o agravo, quanto de quem está prestando socorro”, explicou.

Lidar com situações de emergência é o objetivo da capacitação em Primeiros Socorros. “Neste curso são abordados aspectos como a avaliação e suporte básico de vida, como emergências cardíacas, respiratórias e desobstrução das vias aéreas”, contou o Cabo.

Lei Lucas

A Lei Lucas, nome dado à Lei 13.722, de outubro de 2018, determinou que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil tenham capacitação em primeiros socorros.

De forma resumida, a exigência tem como principal objetivo garantir e aumentar a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar.

A criação da Lei Lucas ocorreu após um acidente envolvendo o menino Lucas Begalli, de 10 anos. Em uma excursão escolar, ele se engasgou com um alimento e, infelizmente, não sobreviveu.

Nenhum dos professores que acompanhavam os alunos no passeio sabia técnicas de primeiros socorros. “E é justamente esse o propósito do treinamento desses profissionais. Assim, é possível dar assistência à vítima enquanto o socorro não chega”, finaliza o Cabo Abimael.

[su_image_carousel source=”media: 77960,77959,77958,77957″ slides_style=”photo” crop=”none” spacing=”no” align=”center” arrows=”no” dots=”no” image_size=”medium” random=”yes”]