SÃO CARLOS | Prefeituras inicia parceria de qualificação com a Fundação Casa

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, firma parceria com a Fundação CASA São Carlos para ministrar o curso “Trabalho em Equipe” para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativa.

O curso tem como objetivo orientar e preparar o cidadão na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades, qualificação profissional e competências.

“Nós entendemos a situação de vulnerabilidade social em que se encontram os menores, e realizar uma parceria com objetivo de empregabilidade é além de ampliar os horizontes conhecidos desta juventude, apresentar uma alternativa de realidade à aquela em que eles estão inseridos”, afirmou Murilo Locatti, diretor do Departamento de Trabalho e Emprego para a Juventude.

Para Danieli Fernanda Favoretto Valenti, chefe de Gabinete, respondendo pelo expediente da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, “a preparação do menor infrator para enfrentar os desafios do mercado de trabalho pode ser vista como ferramenta de inclusão satisfatória, além de auxiliar no desenvolvimento e na melhoria da autoestima. O preconceito, o medo e a desinformação ainda preponderam sobre a consciência social solidária. As políticas públicas são essenciais para tentar incluir esses jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho”.

A previsão é que o curso tenha início em abril e termine em junho; o programa deve promover habilidades e competências para preparação de currículo, técnica de procura de vagas, saúde pessoal, planejamento financeiro, empreendedorismo, entre outros.