SÃO CARLOS | Cidadania realiza a operação frente fria

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Centro POP (Centro de Referência para População em Situação de Rua), em parceria com a entidade Divina Misericórdia, conveniada com a Prefeitura, está realizando a “Operação Frente Fria” para atender e acolher as pessoas em situação de rua.

Desde a previsão da entrada de uma frente fria na cidade, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social intensificou as rondas realizadas em várias regiões da cidade para convidar os moradores em situação de rua a pernoitar na Casa de Passagem (antigo Albergue Noturno).

Desde o início da semana a Secretaria também realizou a distribuição de 400 cobertores para que os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) forneçam a pessoas em situação de vulnerabilidade, totalizando 200 cobertores. Outros 200 foram repassados para a Casa de Passagem e para o Centro POP.

“Durante as rondas as pessoas são abordadas, informadas sobre as vagas na Casa de Acolhimento, local onde podem fazer a higiene pessoal, dormir e se alimentar, porém para aquelas que não aceitam ir para o acolhimento, recebem cobertores”, explica Vanessa Soriano, secretária de Cidadania e Assistência Social, lembrando que as rondas são realizadas diariamente a partir das 17h.

O Centro POP, localizado na rua São Joaquim, 818, realiza o acolhimento e promove a inserção em atividades coordenadas por uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores sociais. No POP, os moradores em situação de rua recebem o cartão do Bom Prato com todas as refeições inclusas, participam de cursos e capacitações, além de poder fazer a higiene pessoal e usar o guarda-volumes. A unidade funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Quando a pessoa chega, o atendimento começa do zero. Muitas vezes estão sem documentação, higiene pessoal e alimentação. Quando tem família, o Centro POP tenta a aproximação. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é o 3307- 4795.

Já a Casa de Passagem (Albergue) fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. O telefone de contato é o 3361-1267.