SÃO CARLOS | Rede municipal de ensino oferece oportunidade para formação de jovens e adultos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino oferece a oportunidade para jovens e adultos retornarem à escola e concluírem o Ensino Fundamental. Esse passo é fundamental para ingressar no Ensino Médio que pode, no futuro, ajudar a abrir portas no mercado de trabalho.

A Secretaria Municipal de Educação (SME), que é a responsável pela gestão da educação básica da EJA, mantém durante todo o ano letivo as inscrições abertas para pessoas acima de 15 anos que ainda não completaram o período que vai da alfabetização até o 9º Ano.

O município de São Carlos possui cinco unidades e três polos de atendimento dos estudantes da EJA, em três períodos: manhã, tarde e noite. As vagas estão disponíveis por região e por ano escolar. Os interessados podem ingressar nos ciclos conforme a etapa em que interromperam seus estudos: Ciclo I para quem não completou o Ensino Fundamental-1 e Ciclo II para os que não alcançaram os anos finais com o 9º Ano.

O supervisor Osmair Benedito da Silva, da equipe técnica da SME e que acompanha diretamente as atividades da EJA, afirma que essa modalidade de ensino possui um papel importante na sociedade, pois contribui com a formação dos cidadãos com conteúdos essenciais, como ler, escrever e fazer as mais simples operações matemáticas, como também oferece atividades complementares durante as aulas.

Segundo ele, por meio de parcerias, os estudantes participam de atividades diversificadas na perspectiva da formação integral do indivíduo, para além de sua dimensão intelectual, mas que também considere o aperfeiçoamento dos aspectos físico, social, emocional e cultural das pessoas, com vistas à aprendizagem ao longo da vida.

“Sem dúvidas a EJA é uma oportunidade para o cidadão poder reconduzir sua trajetória educacional para alcançar não só o ensino básico, como chegar ao ensino médio completo para a possibilidade de entrar ao mercado de trabalho com mais chances de conseguir um melhor emprego”, comentou o supervisor Osmair.

As Unidades Escolares que atendem à EJA são: EMEB “Carmine Botta” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano para o período noturno) para a região da Vila Prado, EMEB “Professora Dalila Galli” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano para o período noturno) para a região do Jardim Jóquei Club, EMEB “Arthur Natalino Deriggi” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano para o período noturno) para a região do bairro Antenor Garcia, EMEB “Afonso Fioca Vitali” (Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano para o período noturno) para a região da Cidade Aracy, EMEB “Ulisses Ferreira Picolo” (Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano para o período noturno) para a região do Residencial Eduardo Abdelnur, e EMEJA “Austero Mangerona” (Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano para os períodos diurno e noturno) para os interessados em estudar no centro da cidade.

A EMEJA “Austero Mangerona” está localizada na rua Padre Teixeira, no Centro. A Unidade Escolar oferece dois polos para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º Ano: CEMEI “Professor Vicente de Paulo Rocha Keppe” (Loteamento Habitacional São Carlos) e Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Boa Vista).

A secretária de Educação, Professora Wanda Hoffmann, ressalta que a Educação de Jovens e Adultos requer um novo pensar diante das políticas educacionais e das propostas de inclusão na rede de educação pública no País.

“Em um primeiro momento sabemos que a vontade da pessoa adulta é de se preparar para o mercado de trabalho, mas há também aqueles que gostariam de poder ler o destino do ônibus circular e não conseguem, de poder fazer um troco e ter certeza que fez a conta corretamente, que são coisas do dia a dia que estão na raiz do problema”, afirmou a secretária. “Temos em nossa sociedade a ferramenta que é a educação que é o maior e melhor instrumento gestor de mudança para essas pessoas, e nós temos a obrigação de dar a elas o acesso ao conhecimento, seja ele do mais básico aos mais complexo”.

Para as pessoas interessadas em completar seus estudos, as inscrições da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser feitas nas próprias unidades escolares, presencialmente, ou por meio do formulário online no endereço: www.saocarlos.sp.gov.br/centraldevagas, preenchendo o questionário com os dados pessoais.