IBATÉ | Nova etapa de campanha de vacina para gripe abrange novos grupos

A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria de Saúde, avança para mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, disponibilizando a vacina para os profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa já podem se imunizar contra a gripe no município.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária da saúde reforça que a vacinação continua para os grupos anteriores. “Segue a imunização contra a gripe para os profissionais da educação da rede pública e particular, pessoas com deficiência com 5 anos ou mais e pessoas com comorbidades também com 5 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, também poderão procurar as unidades de saúde para receber a imunização” aponta.

A imunização é realizada em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e PSF’s (Programa Saúde da Família) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h às 15h. É preciso levar um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.

A secretária da saúde, explica que a vacina disponível neste ano protege contra três cepas do vírus causador da gripe que mais circularam em 2021, entre eles, o H3N2 Darwin, que causou o surto de gripe no final do ano passado. “Ainda falta a população se conscientizar da importância da vacina na prevenção. Em dezembro de 2021, a gripe causada pela Influenza H3N2 (Darwin) levou muitas pessoas do grupo de risco à internação. Hoje, a vacina contra o H3N2 está disponível nos nossos postos de vacinação, portanto pedimos que todos os grupos contemplados se imunizem”, finaliza.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.