SAÚDE | Amaral Carvalho prepara campanhas em julho para combater o câncer de cabeça e pescoço e câncer ósseo

O mês de julho é conhecido como “Julho Verde”, dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Nesse contexto, o Hospital Amaral Carvalho desempenha um papel fundamental no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo tratamento especializado e programas de apoio.

O câncer de cabeça e pescoço abrange tumores que se desenvolvem em várias regiões, como boca, língua, garganta, laringe, seios paranasais, entre outros. É uma doença complexa que pode afetar a fala, a deglutição, a respiração e a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, quando detectado precocemente, o tratamento tem maiores chances de sucesso e recuperação.

“A campanha visa alertar a população para a doença, que se descoberta no início, pode acarretar tratamentos menos invasivos e preservar a qualidade de vida dos pacientes”, explica a médica Martina Iavarone, otorrinolaringologista e cirurgiã de cabeça e pescoço do Hospital Amaral Carvalho.

Ainda segundo a médica, os principais sintomas são dificuldade pra deglutir, dor, rouquidão por mais de três semanas e aftas que não cicatrizam. Em muitos casos, a biopsia é necessária para o fechamento do diagnóstico.

Dados do Registro Hospital de Câncer (RHC) do Hospital Amaral Carvalho mostram que são registrados em média por ano cerca de 500 casos de câncer de cabeça e pescoço na Instituição. Desses, grande parte em homens, que correspondem a 67,9% do total de pacientes. O maior número de casos é na faixa etária de 60 a 64 anos.

O Hospital Amaral Carvalho é referência no tratamento do câncer no Brasil e possui uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde. O hospital oferece atendimento gratuito aos pacientes do SUS, garantindo que todos tenham acesso à assistência médica de qualidade.

Além disso, o hospital também oferece suporte psicológico e assistência social aos pacientes e seus familiares, entendendo que o enfrentamento do câncer é um desafio que vai além do tratamento médico. O hospital possui o programa Faces, que através de impressoras 3D fornece gratuitamente próteses faciais aos pacientes mutilados, reintegrando-os plenamente à sociedade.

JULHO AMARELO

No mês de julho, o Hospital Amaral Carvalho também destaca outra causa muito importante: a conscientização do câncer ósseo. Neste período, o hospital, referência em tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), orienta sobre esse outro tipo de câncer e a promove a conscientização em relação ao diagnóstico precoce e tratamento adequado.

O câncer ósseo é uma enfermidade que afeta os tecidos ósseos, podendo se manifestar em diferentes partes do corpo. Embora seja considerado raro, ele pode ter um impacto significativo na vida dos pacientes e de suas famílias.  O principal tumor ósseo é o sarcoma, que pode se iniciar no osso, músculo, tecido fibroso, vãos sanguíneos e tecido adiposo.

O oestosarcoma, ou sarcoma osteogênico, é o câncer osso primário mais frequente e se inicia nas células ósseas. Ocorre mais frequentemente em crianças e jovens entre dez a 30 anos, embora cerca de dez por cento dos casos ocorram em pessoas com mais de 60 anos, com maior frequência em homens. Geralmente, esses tumores se desenvolvem nos nossos dos braços, pernas e pelves.

No Hospital Amaral Carvalho, os casos de câncer ósseo representam apenas cerca de 0,2% dos atendidos. No ano passado, foram 152 pacientes tratados com esse tipo de tumor. Ao contrário de outros tipos de tumores, o câncer ósseo não tem formas de ser diagnosticado precocemente. A forma de se buscar maiores chances no tratamento é o diagnostico precoce.

O Hospital Amaral Carvalho promove campanhas de conscientização em parceria com outras entidades e organizações da área da saúde. Essas campanhas visam sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da busca por ajuda médica ao apresentar quaisquer sinais suspeitos. O objetivo é incentivar as pessoas a procurarem assistência médica o mais cedo possível, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.