SÃO CARLOS | Secretaria de Saúde faz plantão para atualizar cadastro de cirurgias eletivas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no último sábado, dia 15, o segundo Mutirão de Atualização das Demandas Reprimidas de Cirurgias Eletivas. Desta vez foi para atualizar o cadastro de pacientes que aguardam por cirurgias ortopédicas.
Hoje na fila de espera para a realização de cirurgias eletivas constam aproximadamente 6 mil cadastros e a atualização é realizada via CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) e pelo Prontuário Eletrônico do Ministério da Saúde (PEC/E-SUS).
De acordo com a secretária de Saúde essa medida é necessária para estabelecer o planejamento da demanda, bem como a organização da gestão da pasta. “Com a confirmação de todos esses cadastros vai ficar mais fácil buscarmos recursos junto aos Governos Federal e do Estado. Essas parecerias são essências para que os municípios consigam zerar suas filas”, explica Jôra Porfírio.
Atualmente a Secretaria de Saúde está finalizando 1,2 mil avaliações para cirurgia de catarata. O convênio da Prefeitura com a Santa Casa de Misericórdia tem por objetivo zerar a fila de espera do município para este procedimento. “Os pacientes passam pelo cirurgião oftalmológico e saem do consultório com a data da cirurgia marcada ou, se necessário, com o pedido de exames complementares”, afirma Jôra Porfírio.
Netto Donato, secretário de Governo, afirma que a Prefeitura, a pedido do prefeito Airton Garcia, está dando celeridade aos processos para zerar a fila das eletivas, problema que atinge maioria dos municípios brasileiros. “Agradeço aos servidores da saúde por esse trabalho. Essa qualificação é muito importante, pois, agora, temos as listas atualizadas, com todas aquelas pessoas que de fato seguem aguardando, para realizarmos novas contratações e parcerias de forma mais precisa e apurada”, finaliza Netto.
Atualmente, são três as frentes de trabalho executadas pela Secretaria Municipal de Saúde no que diz respeito às cirurgias, abrangendo convênios com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, o Hospital Universitário e uma parceria com o Governo do Estado que, em comum acordo, possibilita a ampliação da capacidade operacional com mutirões em hospitais de cidades vizinhas como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).