IBATÉ | Padre Luiz Antenor comemora crescimento do Terço dos Homens

A Paróquia Santo Antônio de Ibaté comemora a criação e o crescimento do seu grupo de Terço dos Homens, um movimento de fé e devoção que se baseia na oração do terço, uma tradição católica que tem raízes profundas na história da Igreja.

O Padre Dr. Luiz Antenor Rosa Botelho explica que o Terço dos Homens é uma resposta à necessidade de envolver os homens de maneira mais ativa na vida religiosa e na comunidade paroquial. “A história do Terço dos Homens remonta ao Brasil, onde teve início na década de 1930. Nesse período, houve uma preocupação crescente com a diminuição da participação dos homens nas atividades religiosas. Os líderes religiosos perceberam a necessidade de criar um espaço onde os homens pudessem se reunir, compartilhar sua fé e fortalecer sua devoção. Assim, o Terço dos Homens surgiu como uma resposta a esse desafio”, explicou.

A devoção do Terço dos Homens é centrada na oração do Santo Rosário, uma prática que envolve a repetição de orações específicas, como o Pai Nosso e a Ave Maria, enquanto se medita sobre os mistérios da vida de Jesus Cristo.

Uma das características marcantes do Terço dos Homens é o seu foco na simplicidade e acessibilidade. Os homens que participam não precisam ser teologicamente instruídos ou experientes em liturgia; eles podem se envolver de maneira significativa, independentemente de seu nível de conhecimento religioso. Isso torna o movimento inclusivo e acolhedor para homens de todas as idades e origens.

“Além de promover a oração, o Terço dos Homens muitas vezes se envolve em atividades caritativas e comunitárias, contribuindo para o bem-estar da paróquia e da comunidade em geral”, lembrou o padre Luiz Antenor.

O padre lembra que o Terço dos Homens da Paróquia Santo Antônio de Ibaté acontece todas as segundas-feiras, a partir das 19h30, na sede da Paróquia, localizada na rua Tancredo de Almeida Neves, 356, Jardim Mariana. “Aproveito o espaço para convidar todos os homens, não só pertencentes à nossa região, mas de toda a cidade, para que venham participar desse momento que tem movimentado a fé católica em todo os Brasil”, finaliza.