IBATÉ: Tamanduá-mirim é resgatado pelos Bombeiros no Centro da cidade

Fotos e Vídeo: Renatinho Cabeleireiro

O Corpo de Bombeiros de São Carlos foi acionado para resgatar um tamanduá-mirim que perambulava pela rua Bernardino de Campos, na madrugada desta terça-feira, 30 de janeiro, em Ibaté.

Um motociclista passava pela via, quando visualizou o animal.

Após alerta do morador, o animal foi capturado pelos bombeiros Freitas e Lacerda.

Como não apresentava ferimentos, o tamanduá foi entregue à Polícia Ambiental para que fosse colocado de volta em seu habitat natural.

Características do animal

Segundo a Polícia Ambiental, o tamanduá-mirim mede entre 87 cm e 110 cm e pode pesar até 7 kg, com uma cauda preênsil. Apresenta coloração predominantemente amarelada, com duas manchas pretas que se estendem dos ombros até a região posterior do corpo.

A cabeça desse tipo de tamanduá tem um focinho alongado, não possui dentes e sua língua é longa e protrátil. O animal possui quatro dedos nos membros anteriores, com garras longas em três deles, e cinco dedos nos posteriores, com garras curtas.

Seu habitat é a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado. Se alimenta de insetos e mel. Em algumas regiões, a mancha negra em sua pelagem lhe confere o nome de tamanduá-de-colete.