Prefeitura de Ibaté orienta população sobre descarte correto e dias da coleta de lixo

A Prefeitura de Ibaté reforça o cronograma de coleta de lixo doméstico e orienta para que a população faça o descarte correto de vidro, não colocando esse material junto ao lixo comum.

O setor de coleta da cidade solicita que todo material depositado contendo perfurocortante, ou seja, vidros quebrados, agulhas e até mesmo palitos de espetinho de churrasco, sejam embalados em jornais e depois colocados em caixinhas de leite ou papelão e até garrafas pets, evitando o contato do material cortante diretamente com o saco plástico de lixo.

Outra ação que ajuda evitar acidentes e que os sacos rasguem e/ou sujem as vias públicas, acabando por proteger os coletores e até mesmo os próprios moradores que manuseiam esse material, é deixar avisos dizendo “contém vidro” ou “cuidado-vidro”, na embalagem.

Outra observação é que o lixo deixado no chão, muitas vezes é rasgado por animais. O descarte do lixo necessita ser feito de maneira correta, facilitando o serviço dos coletores de modo que a prestação de serviço seja adequada para todos, contribuindo com uma cidade cada vez mais limpa. É considerado lixo doméstico todo aquele gerado em cozinhas, banheiros e limpeza de casa, ou seja, o lixo comum e úmido.

A cidade de Ibaté conta com caminhões novos para a coleta de lixo, todos adquiridos pela atual administração, que atendem toda a demanda e mantém a coleta em ritmo normalizado. “Para que o serviço seja realizado com excelência, orientamos que a população se atente aos horários de coleta, sendo que no período noturno, o lixo deve ser depositado para fora das residências a partir das 18h, e no período diurno, a partir das 7h”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Daniel Luis Antonio Cardoso.

O secretário lembra que a Prefeitura de Ibaté instalou placas informativas em várias regiões do município, sobre a proibição do descarte irregular de lixo em terrenos públicos ou privados, bem como, em vias públicas [ruas e até mesmo calçadas], alertando sobre o risco de escorpiões. “O lixo doméstico e o entulho que são jogados pelos cidadãos nesses locais, oferecem condições para que escorpiões, outros insetos e animais que causam perigo à Saúde Pública, se proliferem”, alertou.
Se a população presenciar alguém jogando lixo doméstico ou entulhos em terrenos públicos ou privados, deve denunciar imediatamente. Ligue no 153. O valor da multa para quem for flagrado é de R$ 1.028,40, conforme Lei Municipal nº 2.394/08. ” Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todos podem e devem ajudar”, finalizou Cardoso.

Cronograma da coleta de lixo doméstico:

PERÍODO DIURNO

-Jardim Encanto do Planalto (Esfer);
-Jardim América;
-Jardim Cruzado I e II;
-Jardim Primavera;
-Residencial José Giro;
-CDHU I e II;
-Jardim Menzani;
-Jardim do Bosque;
-Jardim Icaraí;
-Jardim Nossa Senhora Aparecida;
-Jardim Mariana;
-Residencial Mariana;
-Encanto do Planalto I e II;
-Jardim Nosso Teto (Popular);
-Jardim Domingos Valério;
-Jardim das Palmeiras II;
-Residencial Jequitibá;
-Condomínio Terra do Buritis;
-Distrito Industrial I.
-Distrito Industrial II.
-Banco da Terra I e II

PERÍODO NOTURNO

-Centro;
-Jardim São Benedito;
-Vila Bandeirantes;
-Jardim Padovan;
-Vila Santa Terezinha;
-Vila Tamoio;
-Residencial Antonio Donatoni.