Curso de próteses capilares é ministrado pelo Governo Estadual no FSS de São Carlos

Representantes dos municípios de Lençóis Paulista, Mineiros do Tietê, Motuca, Santa Rita do Passa Quatro, Ibitinga, Promissão, Taquaral, Trabiju e Garça iniciaram na manhã desta terça-feira (26/03), um curso especial de qualificação profissional de confecção de prótese capilar ministrado por instrutoras do Governo do Estado de São Paulo no Fundo Social de Solidariedade de São Carlos.

A capacitação faz parte do Projeto Solidariedade em Fios que tem como objetivo produzir próteses capilares e doá-las para mulheres em tratamento contra o câncer ou com Alopécia androgênica (doença que causa perda permanente de cabelo).

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Rosária Mazzini, juntamente com o secretário de Governo, Netto Donato, deu as boas-vindas as equipes dos demais municípios participantes e as coordenadoras do Fundo Social do Estado de São Paulo.

“Firmamos a parceria com o FSS de São Paulo e fomos convidados a sediar o curso em virtude da nossa infraestrutura, com salas de aulas amplas, salão de beleza e sala de costura, ou seja, tudo que é necessário para a capacitação. Também recebemos doações de cabelos e indicamos profissionais que já passaram por formação nessas áreas aqui mesmo no Fundo para participar do curso e depois multiplicar esse conhecimento. Serão três dias de muito aprendizado”, disse Rosária Mazzini.

Já Netto Donato agradeceu o Governo do Estado pela parceria. “Mais uma vez o Estado reconhece o potencial de São Carlos para replicarmos os projetos regionalmente. O ‘Solidariedade em Fios’ já atendeu milhares de mulheres na capital e agora com essa capacitação o projeto vai ser levado para diversas regiões do interior, chegando dessa forma há mais pessoas que enfrentam neste momento o câncer”.

Com duração de três dias, o curso de qualificação profissional de confecção de prótese capilar está sendo ministrado pelas coordenadoras Michele Cazuzza e Simone Lozano, respectivamente, da escola de moda e escola de beleza do Fundo Social de Solidariedade do Estado. “Os municípios receberam a doação inicial de cabelo e uma primeira capacitação online, sucedida agora pelo treinamento presencial, cabendo ainda aos municípios a aquisição dos demais insumos necessários para a realização do curso e a indicação dos profissionais (cabeleireiros e costureiras) participantes, que ficarão responsáveis de replicar o curso de forma mais ampla”, esclarece Simone Lozano.

Dentro do projeto, as mulheres atendidas recebem a prótese personalizada, semelhante ao cabelo que tinham antes do tratamento de quimioterapia. Em São Carlos serão atendidas mulheres indicadas pela Rede Feminina São-carlense de Combate ao Câncer.

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos está localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0865.