Em Ibaté, criminosos aplicam golpe nos beneficiários do Bolsa Família

Criminosos estão aplicando golpe contra famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. O alerta é da Secretaria de Assistência Social de Ibaté.

A fraude ocorre primeiro através de uma chamada telefônica, onde o golpista se passa por funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF).

Sabendo dados e detalhes preliminares das vítimas, eles informam que elas correm o risco de perder o seu benefício caso não atualizem seu cadastro imediatamente.

O golpista segue solicitando o número do CPF e a senha do cartão do beneficiário, falando que é atualização de dados e alegando risco de perda do benefício.

A partir daí, a conversa é canalizada para um aplicativo de mensagens, onde os fraudadores demandam o envio de códigos ou enviam links externos que direcionam as vítimas para outros sites.

Com acesso a dados pessoais, a conta da vítima é violada e, em alguns casos, até bloqueada.

A coordenadora da Assistência Social, Amanda Affonso Vieira, destaca que a Caixa Econômica Federal não faz ligação para usuários do programa e orienta para que o beneficiário registre um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia e procure a CEF para trocar a sua senha.

“A principal dica para evitar esses golpes é não compartilhar quaisquer dados ou informações pessoais por telefone ou aplicativos de mensagens”, orienta a coordenadora.

Amanda ressalta que em relação ao programa Bolsa Família, a comunicação é feita exclusivamente presencialmente, nas Secretarias de Assistência Social municipais ou pelo aplicativo oficial Caixa Tem.