A Guarda Municipal de Ibaté realizava inspeção na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Cruzado, na manhã desta terça-feira, 09, quando notou uma anomalia na fiação elétrica.
Diante da constatação, prontamente, acionaram os eletricistas da Prefeitura para avaliação e correção da situação, a qual, após uma análise minuciosa, constatou que havia uma ligação clandestina de energia, conhecida popularmente como “gato”, instalada após o relógio da CPFL, indicando assim, um caso de furto de energia por parte de indivíduos não autorizados. A ligação estava direcionada para algumas residências próximas da ETE.
Os guardas, imediatamente, comunicaram o fato às autoridades competentes, incluindo as Polícias Civil e Militar, as quais se deslocaram até o local para investigação e providências cabíveis. A Polícia Civil solicitou a presença da perícia e registrou um Boletim de Ocorrência referente ao caso.
Além do flagrante de furto de energia, durante a operação também foram apreendidas munições intactas e deflagradas, aparentemente de calibre .22.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Vitor Reis, o local aonde ocorreu a ocorrência, aparentemente utilizado para festas, revelou-se como um ponto suspeito de atividades ilícitas.
Apesar do autor do furto de energia e da posse das munições não terem sido encontrados no momento da operação, as autoridades competentes asseguram que o caso será alvo de investigação aprofundada para identificação e responsabilização dos envolvidos.
Como medida preventiva, os cabos utilizados na ligação clandestina foram retirados do local e as munições apreendidas foram devidamente recolhidas pelas autoridades para procedimentos legais.
“Firmes no compromisso com a segurança e legalidade, as autoridades municipais reforçam a importância da colaboração da comunidade na denúncia de atividades ilícitas e no combate ao furto de energia, visando o bem-estar e a integridade de todos os cidadãos”, destacou Vitor.