Marcos da Costa confirma presença no 1º Fórum das Cidades Acessíveis

A primeira edição do Fórum das Cidades Acessíveis está agendada para o próximo dia 24 de abril de 2024 e será realizada em São Carlos como município-anfitrião para representantes de todos os municípios paulistas interessados no princípio constitucional.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, já confirmou sua presença para a abertura do evento. A promoção do encontro é da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR).

A SMPDMR receberá autoridades da região e representantes de todo o Estado de São Paulo para participar do evento que será realizado das 8 às 17 horas no Auditório “Bento Prado Jr.”, no piso térreo do Paço Municipal.

Durante as duas jornadas do dia 24, sendo uma pela manhã e outra à tarde, será discutida a promoção da acessibilidade, que significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso comum.

Considerando a estrutura física das cidades, por exemplo, uma política pública voltada para a acessibilidade e inclusão alcança: a ampliação de calçadas regulares e a aplicação de piso tátil, a criação de equipamentos urbanos multiplamente acessíveis, o aumento da quantidade de calçadas com rampas de acesso conectadas à faixa de pedestres, a adaptação semáforos inteligentes para PCDs, a criação de políticas de apoio à mobilidade inclusiva, entre outras.

São questões que envolvem a qualidade de vida de todos os cidadãos e não só as pessoas com deficiência, com espaços e oportunidades em condições plenas, sem barreiras e sem impactos, e que sempre foram prioridade

Também confirmaram presença a Procuradora-Chefe da Regional de São Carlos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de São Paulo, Dra. Regina Marta Cereda Lima Louzada, além de uma comitiva de Direitos Humanos da 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Carlos.