Prefeitura de Araraquara inicia campanha em prol das vítimas das chuvas do RS
Doações podem ser feitas a partir desta segunda-feira (6) em diversos pontos da cidade; ação também visa arrecadar itens específicos para mulheres, como absorventes e peças íntimas
A Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dará início nesta segunda-feira (6) a uma campanha em prol das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos último dias.
Serão arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, água e produtos de higiene. A campanha também terá o tema “Um por todos e todos por elas”, que visa arrecadar itens específicos para mulheres, como absorventes e peças íntimas.
A ação atende a um pedido da primeira-dama do Brasil, Janja, feito diretamente ao prefeito Edinho, que também é secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos. “Muitas vezes as pessoas se preocupam em doar alimentos e remédios, que obviamente são fundamentais nesses momentos, mas não dão tanta atenção às necessidades específicas das mulheres. Foi esse o pedido da primeira dama”, afirmou Edinho, que no ano passado já havia comandado uma ação em prol das vítimas das chuvas que causaram grande destruição no Litoral Norte.
À princípio, os pontos de coleta são o Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, a sede da Guarda Civil Municipal e a Casa dos Conselhos, que iniciam seus atendimentos às 9h30. Entretanto, uma nova reunião será realizada no início da semana para alinhar mais detalhes da ação, entre eles a adesão de novos pontos de arrecadação e de empresas parceiras.
Nesta segunda-feira (6) também será lançada a Campanha do Agasalho 2024, em solenidade marcada para às 18h30, na Sala de Reuniões do Paço Municipal. A campanha, que neste ano tem o tema “Doe amor e empatia. O frio passa, mas o gesto fica”, vai até o dia 3 de agosto em mais de 100 pontos de coleta espalhados pela cidade.
Até este domingo (5), os temporais do Rio Grande do Sul resultaram em 66 mortes confirmadas, seis óbitos em investigação, 101 pessoas desaparecidas e 155 feridos. As fortes chuvas tiveram início em 27 de abril e ganharam força no dia 29, atingido diversas regiões do Rio Grande do Sul. As áreas mais afetadas são os vales dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos, Gravataí, além do Guaíba, em Porto Alegre.
PONTOS DE ARRECADAÇÃO
– Fundo Social de Solidariedade de Araraquara
Rua Imaculada Conceição, 3885 – Vila Yamada
– Guarda Civil Municipal
Rua Nove de Julho, 3419 – Vila José Bonifácio
– Casa dos Conselhos
Av. Portugal, 183 – Centro