Infância e Juventude e CMDCA lançam projeto Faça Bonito de Proteção à Crianças e Adolescentes
A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio do Nosso Lar, lançaram na manhã desta quarta-feira (05/06), no auditório do Paço Municipal, o Projeto Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes!”.
As ações do projeto serão desenvolvidas até janeiro de 2025, entre elas, 190 intervenções com crianças e adolescentes da rede pública e também com os pais ou responsáveis. Serão atividades lúdicas sobre o tema, contação de histórias, oficinas, para os adolescentes temáticas reflexivas e dialógicas, rodas de conversas e para os pais orientações técnicas, habilidades parentais para as famílias; 40 capacitações para a rede realizadas em momento de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) da Educação, nos momentos de planejamento do estado, formação especifica em saúde bucal para dentistas saberem identificar sinais que podem levantar suspeita de uma violência e momentos pontuais para os equipamentos ou temas específicos que a rede for levantando durante a execução do projeto.
Também serão realizados momentos de sensibilização com a contratação de publicidade e propaganda para trazer a temática e através da evidência e da informação se intensificar a prevenção e o combate à violência contra as crianças e adolescentes.
O Projeto Faça Bonito faz parte da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. São mais de 24 anos de mobilização. Todo dia é dia de proteger crianças e adolescentes e o Brasil tem um dia para lembrar conjuntamente, 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças.
A programação de lançamento do Programa Faça Bonito teve apresentação musical dos alunos do terceiro ano da EMEB Angelina Dagnone de Melo, apresentação do Panorama da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em São Carlos com a Drª Marina Castro Bezerra, supervisora da Escuta Especializada e uma mesa de debates com o tema “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, demandas e intervenções necessárias”, ministrada pela Drª Claudia Adão Alves, médica especialista na área de ginecologia, obstetrícia e sexualidade humana, vice-coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do Ambulatório de Sexualidade Humana do Hospital Universitário – UFSCar.
Giovani Astolpho, presidente do CMDCA, ressaltou que o projeto é importante no processo de se discutir ações permanentes na rede para o desenvolvimento das políticas de prevenção da violência sexual. “O projeto desenvolve ações que se estenderão até 2025 com intervenções com crianças, adolescentes e familiares, capacitações, ações publicitárias para podermos combater qualquer tipo de violência que é tão cruel contra as nossas crianças e adolescentes. As capacitações também trarão subsídios técnicos para a nossa rede e o projeto tem o viés de sensibilização de informação e promoção da discussão do tema para os profissionais e a sociedade, afinal é dever de todos proteger as crianças e os adolescentes”, frisou.
Samuel dos Santos, secretário municipal de Infância e Juventude, destacou que o projeto é fundamental no desenvolvimento das políticas públicas de combate à violência contra as crianças e adolescentes. “Vamos desenvolver um trabalho de sensibilização e conscientização com palestras nas escolas municipais, oficinas, capacitar nossa rede e intensificaremos o trabalho de divulgação do Projeto Faça Bonito para conscientizarmos a sociedade sobre a necessidade de proteção das nossas crianças e adolescentes”, salientou.
Em 2023 a Escuta Especializada de São Carlos atendeu 360 casos de violência, sendo 205 referentes a violência sexual, 35 com meninos e 170 com meninas.
DIA D
Neste sábado, dia 8 de junho, das 9h às 13h, na Praça do Mercado Municipal, acontece o Dia D de Mobilização Social contra a violência sexual de crianças e adolescentes, com brincadeiras, atividades artísticas, brinquedos infláveis, orientação sobre saúde bucal e distribuição de pipoca e algodão doce.
Também participaram do evento os conselheiros tutelares, pais, professores, profissionais ligados à área da Infância e Juventude e representantes de entidades assistenciais que atendem crianças e adolescentes.