Cidade de São Carlos assina a “Declaração de Veneza”
A Prefeitura de São Carlos assinou na última quinta-feira (01/08), o documento “Declaração de Veneza” com a participação da Family Talks, ONG que quer transformar a realidade social do Brasil através do fortalecimento das famílias. O grupo foi criado em 1978, com a Associação de Desenvolvimento da Família (ADEF), uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária e aconfessional, que passou a atuar na área de advocacy (defender uma causa no debate-público) desde 2017.
Os secretários de Governo, Lucas Leão, de Relações Legislativas e Institucionais, Leonardo Orlando e de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane, assinaram o documento em nome do prefeito Airton Garcia e agora a cidade passa a integrar uma rede internacional de cidades que expressam o seu compromisso em construir e compartilhar políticas mais acolhedoras para as famílias.
O projeto é de iniciativa da Federação Internacional para o Desenvolvimento das Famílias (IFFD), organização que possui assento no Conselho Econômico e Social da ONU e que visa assegurar que cidades sejam inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, por meio da coordenação efetiva de políticas e investimentos em áreas como habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, meio ambiente, acessibilidade, lazer e turismo, entre outros, às famílias vulneráveis.
“A participação da cidade não só reflete as ações realizadas pela administração do Prefeito Airton Garcia, como também gera uma troca de experiências entre as demais cidades que fazem parte do projeto ampliando o posicionamento de São Carlos”, disse o secretário Lucas Leão.
Com a assinatura do documento a cidade se compromete a enviar anualmente um Relatório de Monitoramento para o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas com informações do ano anterior sobre o progresso alcançado nos 10 pontos: habitação, novas tecnologias, educação, atenção à saúde, segurança, meio ambiente, transporte, acessibilidade financeira, lazer e turismo e famílias em situações vulneráveis.
Também participaram os secretários de Segurança Pública, Samir Gardini, de Educação, Paula Knoff, de Meio Ambiente, Júnior Zanquim e o adjunto de Transporte e Trânsito, Sebastião Batista.