Secretaria reabre inscrições para eleição do Conselho de Juventude
A Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude informa que as inscrições para a eleição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude de São Carlos, para o biênio 2024-2026, foram reabertas para as Organizações e Movimentos da Sociedade Civil.
Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de setembro, presencialmente, na Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, localizada na rua Nove de julho, nº 1.932, no centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.
A eleição acontece no dia 8 de outubro, das 8h às 13h, na sede da Secretaria. A organização, movimento ou representante habilitado terá que indicar um representante titular e um suplente para o dia do pleito, enviando o nome e CPF para o e-mail infancia_juventude@saocarlos.sp.gov.br. O resultado da eleição será publicado no dia 15 de outubro no Diário Oficial do Município.
Para participar do processo os movimentos sociais, associações ou organizações da juventude devem ter no mínimo 2 anos de comprovada atuação no município de São Carlos, na mobilização, organização, promoção, defesa ou garantia dos direitos, com reconhecimento na área e na temática de juventude. As organizações da sociedade civil também devem ter no mínimo 2 anos de funcionamento no atendimento, promoção, defesa, garantia dos direitos, estudo ou pesquisa da temática da juventude e ter sede em São Carlos com CNPJ ativo há pelo menos 2 anos.
Já os representantes dos estudantes das instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa de nível superior do município e os representantes dos estudantes do ensino médio, técnico ou curso pré-vestibular, de instituições públicas ou privadas do município devem ter idade igual ou inferior a 29 anos no momento da postulação do cargo.
Serão eleitos, através do voto direto, 7 representantes de organizações ou movimentos da sociedade civil, obedecida a seguinte composição: 2 membros, representantes de movimentos sociais, associações ou organizações da juventude; 2 representantes de organizações da sociedade civil; 1 representante dos estudantes do ensino e pesquisa de nível superior; 1 representante dos estudantes do ensino médio, técnico ou curso pré-vestibular e 1 representante ligado as atividades culturais, esportivas, de lazer ou religiosas.