Araraquara é campeã da coreografia na fase estadual dos Jogos da Melhor Idade

ginastica01

Comandada pelo professor Henrique Sanioto, ginástica da melhor idade conquistou o título da competição realizada em Itatiba

 

A equipe de ginástica da melhor idade da Fundesport, comandada pelo professor Henrique Sanioto, competiu nesta quarta-feira (14) pela modalidade coreografia, que abriu a fase estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) no Ginásio Municipal de Esportes José Boava, no Parque Ferraz Costa, na cidade de Itatiba, e fez bonito ao sagrar-se campeã, em uma conquista inédita para a cidade.

A competição foi realizada logo após a cerimônia de abertura, onde o público pôde acompanhar a primeira modalidade com pontuação válida para a classificação dos municípios, que competirão até este domingo (18), data de encerramento dos jogos. A competição reúne atletas com mais de 60 anos de 204 cidades das oito regiões esportivas do Estado de São Paulo. Além da coreografia, Araraquara compete no atletismo, na bocha, na dança de salão e no tênis de mesa, com uma delegação de 25 pessoas, sendo 20 atletas e cinco integrantes das comissões técnicas.

Considerando os critérios avaliados pela arbitragem da coreografia em relação à composição coreográfica, técnica de execução, ritmo, utilização do espaço, visual e originalidade, a equipe de Araraquara sagrou-se campeã com 43,9 pontos, seguida de São Bernardo do Campo (42,9), Sorocaba (41,4), Jales (38,0), Presidente Epitácio (37,7), Mogi Guaçu (32,8), Jaú (32,7), Artur Nogueira (31,4), Tarumã (30,2), Santa Rita D´Oeste (28,3) e Franca (26,3).

Henrique Sanioto explicou que essa fase estadual dos JOMI possui um alto grau de dificuldade. “Para essa fase, se classificam os primeiros colocados da fase regional, então é uma peneira, um trabalho de classificação bastante exigente. Na final estadual, você tem o encontro dos melhores trabalhos relacionados de todo o estado de São Paulo. E onde você encontra todas as equipes e todos os grandes trabalhos. É uma competição que exige muitos padrões técnicos de composição coreográfica, sincronismo, ocupação de espaço e ideias relacionadas ao tema. Isso codifica a produção coreográfica, a música, a vestimenta, que é extremamente importante, o investimento no uniforme desse atleta, que passa a se caracterizar pela fantasia que precisa estar completamente alocada ao tema que o grupo decidiu ou que o próprio coreógrafo trabalhou para execução e montagem coreográfica”, salientou.

O professor se mostrou feliz com a apresentação de suas atletas. “Araraquara deu um show, fazendo uma coreografia que faz uma alusão às festas de Parintins, a preservação da natureza, falando sobre a Mãe Terra e todos os benefícios da natureza que pertencemos e que precisamos preservar. Realmente nosso grupo fez um belíssimo trabalho, uma composição muito bonita, bem arrojada, bem diferente, exigindo tecnicamente dos nossos atletas exercícios de alto grau de dificuldade, desde posições ao solo, descidas e subidas, montagens de pirâmides em ginástica, então foi muito merecido esse título, que é inédito para a Equipe Fundesport Araraquara, até porque essa competição é bastante difícil”, pontuou.

Ele aproveitou para agradecer às pessoas envolvidas no projeto e já foca nas próximas disputas. “Parabéns a toda a equipe, à professora Márcia Alves Cintrão, que está sempre ao meu lado ajudando na parte da ginástica, saúde e da prevenção, à monitora do curso de Educação Física da Uniara Isabella, e a todos os atletas que assumem essa postura de um ajudar o outro, até porque estamos falando de uma equipe de mais de 300 alunos e é por isso que estamos alcançando esse sucesso grandioso. Fomos campeões em Monte Alto, conseguimos o terceiro lugar em Joinville, que é o maior evento do mundo de dança, e vamos competir dia 25 em Taquaritinga, na final estadual. Também temos pela frente o Brasileiro em Aracaju no final do ano. Essas etapas competitivas acabam auxiliando demais o desenvolvimento dos nossos alunos”, mencionou.

Vale destacar que o projeto da ginástica para todos da melhor idade, vinculado à Prefeitura de Araraquara por meio da Fundesport, é totalmente gratuito e acontece de segunda a quarta-feira, com aulas das 8 às 9 horas, das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. A inscrição pode ser feita no próprio local da aula, no Pavilhão Weenis Macieira, localizado no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). No momento, a GPT Ginástica Para Todos da terceira idade da Prefeitura conta com mais de 250 alunos. “Nosso projeto é aberto, um projeto público mantido pela Prefeitura e as pessoas que tiverem interesse podem nos procurar para fazer parte dessa grande equipe que posso chamar de equipe campeã”, concluiu Henrique.