Saúde de São Carlos atualiza casos de Dengue e Covid-19

dengue-novo

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quarta-feira, 14, que em 2024, já foram registradas 25.893 notificações de Dengue, das quais 11.153 tiveram resultados positivos. Desses, 10.465 são casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do município, e 688 casos são importados, totalizando 1.111 ocorrências.  

O Departamento de Vigilância em Saúde esclarece que o aumento no número de casos não se deve ao crescimento da transmissão da doença, mas ao recebimento gradativo dos resultados dos exames enviados ao Instituto Adolpho Lutz, à manutenção de diagnósticos de casos sentinela e internados, e à atualização constante do banco de dados. 

Além dos dados alarmantes da Dengue, a Chikungunya também preocupa. Foram registradas 165 notificações, com 127 descartes e 04 casos positivos, dos quais 3 são autóctones e 1 importado. O 4º caso confirmado trata-se de uma adolescente de 14 anos, moradora da Vila Faria, cujo exame foi enviado em maio e teve confirmação agora. Ainda aguardam resultados 38 notificações. 

Quanto ao Zika vírus, foram 40 notificações registradas, mas todos os casos foram descartados. Para Febre Amarela, três notificações foram feitas, porém também descartadas. 

A cidade contabiliza três óbitos por Dengue até o momento, enquanto outros 10 casos permanecem em investigação. As autoridades reforçam a importância de manter as medidas de prevenção, principalmente com a intensificação das chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças. 

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos também informou que a cidade contabiliza, até o momento, 4.529 casos positivos de COVID-19 em 2024. A distribuição dos casos ao longo do ano revela um início com números elevados: em janeiro foram 449 casos, seguidos por 2.142 em fevereiro, 1.553 em março e 244 em abril. Já nos meses seguintes, a redução foi significativa, com 26 casos registrados tanto em maio quanto em junho. Em julho, foram confirmados 43 novos casos e, nas primeiras semanas de agosto, até o dia 13, 49 pessoas testaram positivo para a doença. 

Em relação aos óbitos, o município contabiliza 15 mortes causadas pela COVID-19 até agora, reforçando a importância das medidas de prevenção e do acompanhamento constante da situação epidemiológica na cidade. As autoridades de saúde continuam monitorando a evolução dos casos e pedem à população que mantenha os cuidados básicos, como higienização das mãos, uso de máscaras em locais fechados e vacinação em dia.