“É definitivo: enchentes têm solução”, afirma Netto Donato

enchentes04

Candidato critica ações eleitoreiras do passado e mostra planejamento de execução para comerciantes da região da Baixada do Mercado

 

O candidato a prefeito Netto Donato (PP) e o coordenador de seu Plano de Governo e ex-secretário municipal de Obras Públicas, João Muller, iniciaram as visitas aos comerciantes da região da baixada do Mercado Municipal a fim de mostrar o planejamento técnico que será executado para combater as enchentes naquela região caso a chapa liderada por Netto e pelo candidato a vice-prefeito Roselei (MDB) vença as eleições municipais em outubro deste ano.

Em caminhada que contou também com a presença do próprio Roselei e do atual vice-prefeito Edson Ferraz (MDB), Netto e João Muller detalharam o cronograma de desenvolvimento dos projetos e lembraram que, diferente de gestões anteriores, a Prefeitura contratou estudos com empresa especializada em combate às enchentes para resolver em definitivo este problema na região da baixada do Mercado Municipal. A contratação aconteceu no início de 2024, quando Netto e Muller estavam no governo do prefeito Airton Garcia (PP) e, com este estudo, o poder público passa a contar, de forma técnica e especializada, com o projeto de todas as obras que precisam ser feitas para resolver o centenário impasse das enchentes naquela região do Centro da cidade.

Ao longo da administração do prefeito Airton Garcia, que teve João Muller como secretário de Obras Públicas por pouco mais de três anos e Netto Donato como secretário de Governo por cerca de um ano e oito meses, foram realizadas 24 obras de macro e microdrenagem para combater as enchentes em toda a cidade, tendo relevantes avanços na região da Rotatória do Cristo e em outros pontos estratégicos de São Carlos.

A região da baixada do Mercado Municipal, como explica João Muller, já detém um diagnóstico preciso das intervenções a serem feitas e que serão executadas em caso de vitória de Netto. “Junto com o Ministério Público, criamos um grupo de trabalho com especialistas em drenagem urbana, definimos o termo de referência, fizemos uma licitação e contratamos uma empresa de São Paulo com muita experiência no ramo. Em setembro, a Prefeitura receberá o primeiro projeto executivo do grande reservatório de retenção de águas pluviais da região do Parque da Chaminé para incluirmos no orçamento de 2025 e executarmos esta obra o mais rápido possível para trazer a solução das enchentes naquela região. Outras obras complementares deverão ser executadas e iremos realiza-las, mas o importante neste momento é que saímos do achismo e encontramos as pessoas especializadas para direcionar as obras necessárias para acabarmos com as enchentes na baixada do Mercado Municipal”, aponta Muller.

Netto Donato ressalta que, quando participou do governo Airton, passou a ter a certeza de que é possível combater em definitivo as enchentes e, por isso, irá nortear estas ações em seu governo sempre com planejamento e prioridade. “Não adianta a gente prometer se a gente não tiver condições de executar o serviço e é este planejamento, com projetos e prazos para execução, que estamos fazendo e apresentando para a população. Na Baixada do Mercado, por décadas e décadas, já deveria ter sido feito um planejamento sério, coerente e com pessoas competentes para cuidar daquele setor e não apenas um planejamento eleitoreiro, que é o que foi feito no passado. Na gestão do prefeito Airton, nós pudemos realizar este planejamento, avançar com os projetos executivos e estamos mostrando algo que é definitivo: enchentes têm solução”, finaliza Netto.