
Na tarde desta terça-feira, 18, uma equipe da Polícia Militar realizava patrulhamento pela Avenida São João, em Ibaté, quando avistou uma motocicleta Honda XR 250 Tornado trafegando no contrafluxo. O veículo, que circulava sem retrovisores e com a placa visivelmente deteriorada, chamou a atenção dos policiais, motivando uma abordagem.
A equipe seguiu o motociclista e conseguiu interceptá-lo em frente ao Departamento de Água e Esgoto (DAE), na mesma avenida. Após ordem de parada, prontamente obedecida, foi realizada uma busca pessoal no condutor, mas nenhum item ilícito foi encontrado. No entanto, durante a vistoria veicular, os policiais constataram que o quinto caractere da placa, originalmente um “9”, havia sido alterado para um “8” com o uso de fita isolante, configurando adulteração dos sinais identificadores do veículo.
Com base no artigo 311 do Código Penal, que tipifica o crime de adulteração de identificação de veículo automotor, o condutor recebeu voz de prisão em flagrante. Ele foi conduzido, junto com a motocicleta, à Central de Polícia Judiciária, com o apoio de outra viatura da PM. Na delegacia, a autoridade policial registrou um boletim de ocorrência por crimes de trânsito, ratificou a prisão e manteve o indiciado à disposição da Justiça. O veículo foi apreendido para ser submetido a perícia.
A operação envolveu duas viaturas da Ronda Policial Militar (RPM) e uma equipe de apoio, além da coordenação da base do pelotão, demonstrando a eficácia do patrulhamento na repressão a infrações e crimes na região.