
Reportagem e Fotos: Paulo Melo
Em meio ao aumento de casos de dengue em São Carlos, o prefeito Netto Donato (PP) respondeu a questionamentos sobre as ações da prefeitura para enfrentar a doença e a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde. Durante uma visita ao Hospital Universitário (HU-UFSCar) nesta terça-feira, 1º de abril, o prefeito detalhou as estratégias adotadas e respondeu às cobranças da população.
Netto destacou que a cidade está preparada para lidar com o momento crítico da dengue, contando com uma estrutura de atendimento composta por três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionando 24 horas e 34 unidades de saúde operando das 7h às 17h. Nessas unidades, os pacientes têm acesso a medicamentos e hidratação, como a administração de soro, com a vantagem de estarem próximas às residências. “A unidade de saúde fica perto da moradia desses pacientes”, enfatizou.
Desde esta segunda-feira, 31/03, quatro unidades — Redenção, São José, Aracy e Santa Felícia — passaram a atender até as 20h, como parte de um plano para reforçar o suporte à população. O prefeito informou que a demanda está sendo monitorada diariamente, com análise feita ao fim de cada noite. “Nós estamos avaliando diariamente. […] Já estamos prontos pra ampliar esse serviço se for necessário”, afirmou, sinalizando flexibilidade para ajustar as medidas conforme a necessidade.
Uma parceria com o Hospital Universitário da UFSCar também foi mencionada como peça-chave no enfrentamento à dengue. Segundo Netto, o HU disponibiliza oito leitos — ou “cadeiras”, como ele descreveu — para hidratação e medicação de pacientes encaminhados, especialmente da UPA Santa Felícia. “As pessoas serão removidas ou mesmo poderão vir aqui ser atendidas com qualidade”, destacou, reforçando a integração entre os serviços de saúde.
Questionado sobre a ausência de ampliação de horário em regiões como o Jockey Clube e os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia, o prefeito explicou que a decisão está sendo avaliada com base no fluxo de atendimentos. Ele citou que, no primeiro dia da nova medida, apenas três pessoas utilizaram o serviço estendido nas unidades contempladas, sugerindo que o movimento ainda está sendo observado. “Nós estamos divulgando isso intensamente desde ontem nos meios de comunicação. […] Se for necessário, nós iremos fazer esse aumento na parte do Jockey Clube e também nos distritos”, garantiu, prometendo ampliar a iniciativa caso os dados indiquem essa demanda.
Netto Donato reforçou o compromisso da gestão em acompanhar de perto a situação e assegurou que São Carlos está estruturada para enfrentar o “momento turbulento” da dengue, com ajustes contínuos para atender às necessidades da população.