
A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está antecipando a vacinação contra a gripe para grupos prioritários, que poderá ser iniciada nesta quarta-feira (02/04), a partir das 9h. São Carlos recebeu 5.500 doses da vacina contra a Influenza, e, conforme o calendário nacional, a imunização estava prevista para começar apenas no dia 7 de abril.
A partir de 2025, a vacina contra a Influenza fará parte do calendário de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Além disso, serão contemplados grupos especiais como puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, profissionais de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, do sistema prisional e da área portuária, entre outros.
Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, explica: “É essencial a vacinação anual, pois o vírus da influenza sofre mutações constantes. A partir deste ano, a vacina contra a Influenza deixa de ser uma campanha e passa a ser oferecida permanentemente nas unidades de saúde, permitindo que os grupos prioritários sejam vacinados a qualquer momento do ano.”
A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de prevenir a doença, reduzindo internações e óbitos, além de fortalecer a imunidade no período de maior circulação do vírus. A vacina trivalente, que será usada no Brasil a partir de 2025, protege contra três cepas do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.
A vacina pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunizações. No entanto, crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações alérgicas graves não devem receber a vacina.
A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. No ano passado, foram aplicadas 60.990 doses em São Carlos, mas a meta era vacinar 101.212 pessoas. A vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Excepcionalmente, nesta quarta-feira (02/04), as unidades iniciarão a imunização a partir das 9h.