
Obra será fundamental para enfrentar a crise hídrica que há décadas afeta a Cidade Aracy e bairros próximos.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) iniciou, nesta quarta-feira (02/04), a instalação dos anéis do reservatório metálico do Centro de Produção, Reservação e Distribuição de Água Potável no Cedrinho (Distrito Industrial). A estrutura está sendo erguida em uma área de 1.713 m² pertencente à autarquia.
Reservatório com 2,6 milhões de litros de água
O projeto inclui a construção de um poço tubular profundo de 320 metros, com vazão de 200 m³/h, além de um Reservatório Apoiado Cilíndrico Metálico com capacidade para 2.650 m³ de água – o equivalente a 2,65 milhões de litros. A obra também contempla a instalação de uma casa de bombas, uma casa de química e uma cabine de energia elétrica.
Cidade Aracy será a principal beneficiada
Uma adutora de 2.217 metros, com 250 mm de diâmetro, conectará o reservatório do Cedrinho à CDHU, garantindo o abastecimento da Cidade Aracy e aliviando a demanda na Vila Alpes. Com isso, a região mais populosa de São Carlos contará, na prática, com um poço profundo quase exclusivo para atender suas necessidades.
O investimento total do SAAE é de R$ 10,3 milhões, com prazo contratual de 12 meses. As obras começaram em julho de 2024 e a entrega está prevista para julho de 2025. A execução está sendo supervisionada por engenheiros e técnicos do SAAE e realizada pelo consórcio “Eficiência São Carlos/Cedrinho”, formado pelas empresas RHS Controls e Uniper.
O presidente do SAAE, Derike Contri, destacou a importância da obra para solucionar a escassez de água na região sul do município. “Cada avanço nos aproxima de uma solução aguardada há anos pelos moradores. Por orientação do prefeito Netto Donato, estamos acompanhando de perto todas as etapas para garantir que o cronograma seja cumprido e, se possível, antecipado. Este poço profundo do Cedrinho será um verdadeiro divisor de águas entre o passado e o futuro do abastecimento na Cidade Aracy e adjacências”, afirmou.