
Última atualização dos números trouxe 2.097 novos casos confirmados.
A Prefeitura de São Carlos divulgou nesta segunda-feira (14) o novo Boletim Epidemiológico de Arboviroses, referente à situação da cidade em relação à Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Os números continuam preocupando as autoridades de saúde e reforçam a necessidade da colaboração da população no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Somente em 2025, o município já contabiliza 15.138 notificações para Dengue, das quais 10.786 foram confirmadas (sendo 2.097 novos casos nesta última atualização). Todos os casos positivos são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Outros 2.702 casos foram descartados e 1.650 ainda aguardam resultado de exame. No momento, há 25 pessoas internadas em enfermarias e 4 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Em relação aos óbitos, três já foram confirmados por Dengue, enquanto dez ainda estão sob investigação e oito foram descartados.
Quanto à Chikungunya, foram registradas 168 notificações, com 157 casos descartados, 2 confirmados (sendo 1 importado) e 9 aguardando resultado. Para Zika, todas as 122 notificações foram descartadas. Em relação à Febre Amarela, houve 1 notificação com óbito confirmado, sem exames pendentes em humanos. Um exame ainda está em andamento, relacionado a um macaco encontrado morto na mata do Parque Santa Marta.
Drones começam a operar nesta terça-feira
Para reforçar o enfrentamento ao mosquito transmissor, a Prefeitura inicia nesta terça-feira (15), a partir das 10h, a utilização de drones no bairro Cidade Aracy, com ponto de partida no terreno próximo ao CAIC, na avenida Regit Arab. A ação será realizada por uma empresa especializada contratada pelo município e inclui o mapeamento aéreo com fotos, aplicação de larvicidas e pastilhas em locais com potencial de criadouros, como terrenos baldios e imóveis abandonados.
Além disso, segue em andamento a Operação Cata Treco em toda a região do Cidade Aracy, com a retirada de materiais e objetos que possam acumular água e se tornar focos do Aedes aegypti.
Panorama de 2024
Para efeito comparativo, em 2024 São Carlos registrou 30.312 notificações de Dengue, com 16.241 casos positivos (sendo 15.506 autóctones e 735 importados) e 6 óbitos confirmados. Ainda no mesmo ano, foram registradas 338 notificações para Chikungunya, com 4 casos positivos, 178 notificações para Zika (todas descartadas) e 3 notificações para Febre Amarela, todas também descartadas.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o enfrentamento às arboviroses depende da ação integrada entre poder público e população, especialmente na eliminação de criadouros dentro das residências. A recomendação é para que todos dediquem 10 minutos por semana para verificar calhas, caixas d’água, pratos de plantas, ralos e outros recipientes que possam acumular água.