
Na tarde desta segunda-feira (28), o prefeito de São Carlos, Netto Donato, acompanhou de perto o ensaio do coral “Além do Olhar”, composto por pessoas com deficiência visual. A atividade aconteceu na sede da Fundação Educacional de São Carlos (FESC) e foi marcada por emoção e reconhecimento.
Durante a visita, os integrantes do coral receberam novos uniformes de inverno, viabilizados por emenda parlamentar do ex-vereador Rodson Magno, atualmente secretário municipal de Habitação. O prefeito elogiou o trabalho do grupo e ressaltou seu papel social: “Cada canção interpretada é uma lição de vida. É a arte cumprindo seu papel mais nobre — o de conectar pessoas e superar limites”, disse.
Fundado em 2012, o coral é coordenado pela professora Mirian Camargo Antunes e pelo fonoaudiólogo e técnico vocal Cassiano Antunes. Os ensaios ocorrem semanalmente às segundas-feiras, às 14h, na FESC, reunindo 18 alunos e dois colaboradores.
A professora Mirian destaca o impacto do projeto em sua vida: “Aprendo todos os dias com eles. Envio as músicas por áudio para que memorizem em casa. É uma troca constante de aprendizado, sensibilidade e superação”, afirmou.
Mais do que uma iniciativa cultural, o coral “Além do Olhar” simboliza a inclusão e o poder transformador da música. Além do prefeito, também participaram do encontro o secretário Rafael Almeida (Pessoa com Deficiência e Paradesporto), o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, e o ex-vereador Rodson Magno.